gestao dda agro industria resumo crittico

1926 palavras 8 páginas
Artigo de opinião sobre: O Processo de avanços das lavouras de cana -de- açúcar em assentamento rural e seus impactos à saúde humana a ao ambiente – um estudo de percepção e riscos sócio econômico.

Campina Grande – PB
Janeiro 2014

O Processo de avanços das lavouras de cana -de- açúcar em assentamento rural e seus impactos à saúde humana a ao ambiente – um estudo de percepção e riscos sócio econômico.

Desde o advento do carro flex, o setor agrícola brasileiro vem sendo marcado por um novo ciclo no plantio da cana-de-açúcar para obtenção do álcool combustível, não apenas para substituição do petróleo devido à elevação dos preços internacionais, mas por questões relacionadas às mudanças climáticas, já que o etanol é uma fonte alternativa de energia renovável e menos poluidora. Dentre as fontes de energia usadas no Brasil, a cana-de-açúcar passou a ser a segunda matriz energética, superando a energia hidráulica, atrás apenas do petróleo (MAPA 2013).
O Brasil é hoje o maior produtor de cana-de-açúcar e exportador de açúcar do mundo gerando mais de 2 bilhões de dólares por ano na balança comercial brasileira. A região Centro-Sul tem uma participação aproximada de 90% do total da produção de cana-de-açúcar no Brasil. O Estado de São Paulo é o maior produtor, sendo responsável por mais de 60% de toda produção nacional de açúcar e etanol e, também, por mais de 70% das exportações. A região de Ribeirão Preto é responsável por 45% do total produzido no estado e vários outros municípios têm grandes áreas de plantio com diversas usinas instaladas, gerando milhares de empregos diretos e indiretos (GONÇALVES 2012)
O autor faz uma referencia em vários conceitos do termo risco tendo como entendimento: Sob a ótica ambiental é costumeiro observar os efeitos das substâncias químicas consideradas poluentes sobre o homem ou mais amplamente, sobre o meio ambiente. Os efeitos podem decorrer das emissões contínuas ou intermitentes provenientes

Relacionados