Gestao da segurança e saude do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGENTES FÍSICOS
CALOR
INTRODUÇÃO

O risco físico do calor é inerente a determinados tipos de indústrias, tais como: siderúrgica, vidro, têxtil, cerâmica, fundição, papel, borracha, alimentícia etc.
Da mesma forma, em determinadas regiões e períodos do ano, como o próprio verão, o próprio calor solar pode representar um risco para o trabalhador, especialmente os quetrabalham a céu aberto, como os trabalhadores rurais e os obreiros da construção civil.
Atualmente, na legislação nacional, o calor está normatizado em duas fontes: Anexo n.3 da NR-15 e NHT-01 C/E da FUNDACENTRO.


Calor é o elemento que fornece a energia de ativação necessária para desencadear a reação de combustão. Calor é energia, e pode ser classificada em:
• calor sensível: éa energia necessária apenas para elevar a temperatura de um corpo;
• calor latente: é a energia necessária para realizar mudança de fase física de um corpo.

Assim, quando derretemos um cubo de gelo, inicialmente fornecemos calor sensível para que eleve a sua temperatura até o ponto em que começa a haver a mudança de fase (fusão); exatamente neste ponto passamos a fornecer calorlatente, pois durante todo o processo de mudança de fase a temperatura permanece constante, e todo o calor fornecido é utilizado até que a fusão se complete.

Temperatura é a medida do nível energético de um corpo; calor é a energia, assim sendo, a forma de se quantificar quanta energia foi fornecida a um corpo, é pela medida da elevação de temperatura deste.
Termometria é o estudodas medidas de temperaturas, existindo quatro escalas diferentes de quantificação da temperatura:
• escala Celsius (°C);
• escala Fahrenheit (°F);
• escala Reaumur (°R);
• escala Kelvin ou Absoluta (K).

Para se converter a temperatura de uma para outra escala, temos as relações:
°C = K - 273
°C/5 = °F - 32/9 = °R/4 = K - 273/5

O calor se propaga sob trêsmecanismos:
• condução;
• convecção;
• radiação.

Condução é o processo mais simples de transmissão de calor; o calor é fornecido de molécula, por movimento vibratório, ou seja, diretamente ao corpo por contato. A transferência de energia se faz da região de alta temperatura para a região de baixa temperatura, cessando-se a transferência quando a temperatura dos dois corpos for igual.A condução será maior ou menor em função das propriedades físicas do material, tais como sua condutividade térmica, superfície e espessura, definindo-se os bons condutores como sendo aqueles que pouca resistência oferecem à passagem de calor e, maus condutores ou isolantes térmicos aqueles que oferecem resistência à passagem do calor.
Os sólidos ao contrário dos gases, sãoexcelentes condutores de calor.
Convecção: a transmissão de calor por convecção é aquela que se dá por intermédio de um fluído (água ou ar), que se incumbe de transportar o calor até o corpo que se deseja aquecer. Pelo aquecimento, as moléculas expandem-se e tendem a ocupar os espaços superiores, criando assim um movimento ascendente no fluído. Exemplos de calor por convecção é o cozimento,onde a água leva o calor ao alimento, ou o uso do forno, onde o ar se aquece e os vapores quentes cozinham o alimento.
Não há transferência de calor no vácuo perfeito, há sempre a necessidade de um fluído.
Radiação: é o processo em que o calor propaga-se por meio de ondas eletromagnéticas emitidas por um corpo em função de sua temperatura. A radiação é do tipo infravermelha.A radiação eletromagnética trafega através do vácuo com a mesma velocidade da luz (3 x 1010 cm/s), transportando consigo energia em forma de calor. Um bom exemplo é o calor do Sol, o qual leva cerca de 8 minutos para chegar à Terra.
Para trocas térmicas entre o organismo humano e o meio ambiente existem três mecanismos:
• condução-convecção;
• radiação;
• evaporação....
tracking img