Gestao da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO DA QUALIDADE – Conhecendo a História

A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiamem uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos narazão direta da intensidade da inspeção.

A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos debase estatística, bem como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de controle da qualidade.

Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde adécada de 1930 nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 1940), no Japão e em vários outros países do mundo. A partir da década de 1950 surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe umanova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequadas a uma nova realidade. A gestão da qualidade total,como ficou conhecida essa novafilosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. Foi então que a qualidade deixou de ser um aspecto do produto e uma responsabilidadeapenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.

A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra,começou com Walter Andrew Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 1920, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens eserviços. A contribuição mais importante de Shewhart tanto para a Estatística quanto para a indústria foi o desenvolvimento do Controle Estatístico de Qualidade (CEP). A idéia era incorporar o uso de...
tracking img