Gestao da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Conceituação de desenvolvimento de produto

O processo de desenvolvimento de produtos pode ser definido como um conjunto de atividades envolvendo quase todos os departamentos da empresa, que tem como objetívo a transformação de necessidades de mercado em produtos ou serviços economicamente viáveis. O processo de desenvolvimento de produtos engloba desde o projeto do produto (faseprincipal) até a avaliação do produto pelo consumidor, passando pela fabricação.
Os produtos, normalmente resultantes de projetos de engenharia, são desenvolvidos e tornados disponíveis aos clientes potenciais essencialmente para satisfazer necessidades humanas individuais ou coletivas. São exemplos de produtos oriundos de um projeto:
✓ uma estação de tratamento de água;
✓ um produto industrialde consumo (automôvel, caneta esferográfica etc.);
✓ um novo meio de transporte;
✓ um processo de fabricação alternativo;
✓ um novo material;
✓ um programa de computador.
O projeto é a atívidade principal de quem desenvolve produtos. Todo e qualquer desenvolvimento envolve sempre fatores tecnolôgicos, econômicos, humanos e ambientais. O que varia de um produto para outro é aimportância relativa destes fatores. Em suma, o projeto é basicamente influenciado pela economia e tecnologia, mas também por fatores culturais, sociais e políticos da comunidade a que se destina. É importante notar entretanto que, assim como sofre influências do meio social, o projeto, a partir dos produtos dele decorrentes, também influi na sociedade mudando hábitos, costumes, e mesmo gerando novasnecessidades.
Fatores de influência no projeto
✓ Fatores tecnológicos
✓ Fatores humanos
✓ Fatores economicos
✓ Fatores ambientais
De uma forma global, o processo de desenvolvimento de produtos, e portanto o projeto, apresenta as seguintes características gerais;
❖ Necessidade — O produto final deve ser a resposta ou a solução a uma necessidade, individual ou coletiva, que pode sersatisfeita pelos recursos humanos, tecnológicos e econômicos disponíveis naquele instante.
❖ Exeqüibilidade física — O produto e o processo para a sua obtenção devem ser factíveis.
❖ Viabilidade económica — O produto deve ter para o cliente uma utilidade igual ou superior ao preço de venda, além de compensar satisfatoriamente o fabricante ou o executor, seja este instituição pública ouprivada.
❖ Viabilidade financeira — Os custos de projeto, produção e distribuição devem ser financeiramente suportáveis pela instituição executora ou pagadora.
❖ Otimização — A escolha final de um projeto deve ser a melhor entre as várias alternativas disponíveis quando da execução do mesmo.
❖ Critério de projeto — A otimização deve ser feita de acordo com um critério que representa oequilíbrio a ser conseguido pelo projetista entre vários requisitos, em geral conflitantes. Entre estes incluem-se as exigências e expectativas do consumidor, do fabricante, do distribuidor e da sociedade como um todo, representada pelo seu governo e pelas organizações nào-governamentais (ONGs).
❖ Subprojetos — Durante o desenvolvimento de um projeto, surgem continuamente novos problemas, decuja solução depende o projeto, e que deverão ser resolvidos por subprojetos.
❖ Aumento da confiança — O projeto é uma atividade em que os conhecimentos produzidos durante o processo permitem a transição da incerteza para a certeza do sucesso de um produto, ísto é, a cada etapa a confiança no sucesso deve aumentar. Se este não for o caso, o desenvolvimento deve ser interrompido, ou uma outraalternativa de solução deve ser procurada.
❖ Custo da certeza — O custo das atividades destinadas à obtenção de conhecimentos sobre o projeto deve corresponder proporcionalmente ao aumento da certeza quanto ao sucesso. Um projeto deve ser interrompido sempre que as informações disponíveis indiquem o seu fracasso; e será continuado somente se as informações garantirem a conveniência da aplicação...
tracking img