Gestao da qualidade- exames

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elasticidade preço da demanda cruzada
A elasticidade preço da demanda cruzada é a medida de o quanto varia a demanda por um bem em resposta a uma variação de preço de outro bem. A elasticidade preço da demanda cruzada é a razão entre proporções de variação, comummente expressas em percentagem.
Por exemplo, se um aumento de 30% no preço de combustíveis levar a uma queda de 10% na demanda porautomóveis, diz-se que a elasticidade preço da demanda cruzada é igual a -10%/30%, ou -1/3.
A elasticidade preço da demanda cruzada caracteriza-se por ser positiva quando medida entre bens substitutos, negativa entre bens complementares, e zero entre bens independentes.
Elasticidade
A maior ou menor elasticidade, de um produto, pode ser avaliada graficamente, pela tangente da função. Quanto maisas funções da oferta ou da procura, se aproximarem das situações limite (verticalidade ou horizontalidade), maior será a rigidez do produto face ao preço ou à quantidade. Este conceito de elasticidade também se aplica à relação entre produtos substitutos e complementares. Neste caso, diz-se que estamos em presença de elasticidade cruzada. A elasticidade cruzada estabelece a relação de influênciaque um determinado produto tem sobre o seu complementar ou substituto. No caso em que o aumento do preço de um determinado produto, provoque um aumento de quantidade procurada, no seu substituto, diz-se que estamos em presença de uma elasticidade cruzada positiva. Por outro lado, quando em presença de um produto, em que a diminuição do seu preço, provoque um aumento de quantidade procurada, do seucomplementar, por exemplo, então diz-se que estamos em presença de uma elasticidade cruzada negativa. Quando não existe qualquer relação de substituição ou complementaridade entre produtos, então o efeito de variação de um deles não causará qualquer impacto sobre o outro, dizendo-se, neste caso, que a elasticidade cruzada é nula.
Elasticidade preço da procura
A Elasticidade Preço da Procura ouElasticidade Preço da Demanda (algumas vezes escrita com hífen Elasticidade-preço...) é uma medida que indica a sensibilidade da procura face a alterações no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes. [1]
A lei da oferta e da procura conclui a existência de uma relação inversa entre a quantidade procurada e o preço, ou seja, quanto menor o preço, maior deve ser a procura do bem.Determinantes
Os principais determinantes da elasticidade preço da procura são:
1.Disponibilidade de bens substitutos: A existência de bens que satisfaçam as mesmas necessidades permite aos consumidores, perante aumentos de preços, substituir o consumo do bem pelo do seu substituto.
2.Essencialidade: O volume de consumo de bens essenciais é pouco influenciado pelo preço. Por exemplo, o sal decozinha é um bem cuja procura é pouco sensível ao preço. 3.Percentagem do rendimento gasto no bem: Quanto maior for o peso do bem no orçamento familiar, maior será o incentivo ao consumidor procurar substitutos e, portanto, maior sensibilidade terá perante variações de preços.
4.Restrição do mercado: Mercados muito restritos, de um modo geral, apresentam maior concorrência com bens similares.Logo, essas mercadorias são mais sensíveis ao preço. Bens de mercados mais amplos, por outro lado, têm menos substitutos, e são insensíveis ao preço.
5.Horizonte de tempo: Um intervalo de tempo maior permite que os consumidores de determinada mercadoria encontrem mais formas de substituí-la, quando seu preço aumenta.
Interpretação dos valores
Conforme a fórmula da elasticidade, a elasticidadepreço da procura pode ser escrita como:.
Onde: [pic]
Q é a quantidade procurada;
P é o preço do bem.

Na fórmula da elasticidade acima, negativo pois é esperado que um aumento de P gere redução de Q e vice-versa. Com isso, a elasticidade preço da procura é negativa. Porém, alguns livros e artigos a tratam como se fosse positiva, pois essas publicações partem do princípio de que a elasticidade...
tracking img