Gestao com pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTA 10

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO



GESTÃO COM PESSOAS I

Camaçari 2012

REJANE EUSEBIO DE FREITAS


GESTÃO COM PESSOAS I

Atividade apresentada ao Curso de Administração da Universidade UNIFACS – Universidade Salvador, como requisito parcial de Avaliação da Disciplina de Meio Ambiente e Sustentabilidade orientado pela tutora Tatiana Avas Gonçalves.Camaçari 2012

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Questão 1)
Pesquise sobre TENDÊNCIAS E CENÁRIOS DA GESTÃO COM PESSOAS e, com base na Aula 01, discorra sobre os DESAFIOS AMBIENTAIS, ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS que se apresentam à área de RH. O texto tem que ser seu, original, próprio, a partir do que assimilou com a pesquisa.
Lembre que nosso módulo é apenas uma das inúmerasfontes de pesquisa
Existentes e não se limite a ele. Caso o utilize como fonte, faça as devidas citações e o inclua nas referências.
Busque outras fontes de pesquisa, se desejar, e se trouxer a abordagem de outros autores não citados no nosso módulo, sempre observe a Norma ABNT para Citações e de referenciar os autores e suas obras, também de acordo com a Norma.
[Valor da questão: 2,0]

R-O serhumano é um ser social. É notório que o homem não vive sozinho, isolado. Ele sente necessidade de interagir, estabelecer contatos. Por conta das suas limitações pessoais, o ser humano busca cooperar com seus semelhantes para atingir seus objetivos. A organização permite às pessoas atingirem objetivos de ordem emocional, intelectual, econômica etc, que isoladamente não seriam viáveis de serematingidos. Esse agrupamento humano passa a maior parte do seu tempo dentro das organizações e delas depende para sua sobrevivência e crescimento pessoal e profissional.

Os desafios ambientais atuam como forças externas às organizações que incidem no seu desempenho, ao tempo em que, na maior parte das vezes fogem ao seu controle. Assim, é importante identificá-los, analisando com clareza se constituemameaças ou oportunidades que devam ser superadas ou aproveitadas, especificamente. Outro desafio ambiental, a ampliação do setor de serviços, tendência crescente nas últimas décadas, aponta para a necessidade de uma mão de obra mais qualificada, que constantemente precisará desenvolver competências diferenciadas em função das alterações do mercado, exigindo uma ação mais consistente das empresascom relação à capacitação dos seus recursos humanos.

Entendo que as organizações são sistemas vivos, e as pessoas que nela trabalham é o grande diferencial, a principal vantagem competitiva. São as pessoas que mantêm este sistema, e apenas elas, que geram e fortalecem a inovação. São as pessoas que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam,gerenciam e dirigem os negócios das empresas. Inclusive dirigem outras pessoas, pois não pode haver organizações sem pessoas. No fundo, as organizações são conjuntos de pessoas. A maneira pela qual as pessoas se comportam, decidem, age, trabalham, executam, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e tocam os negócios das empresas em variadas dimensões é o que diferencia uma empresa de outras.E essa variação depende, em grande parte, das políticas e diretrizes das organizações a respeito de como lidar com as pessoas em suas atividades. Surge uma visão das pessoas não mais como um recurso organizacional, um objeto servil ou mero sujeito passivo do processo, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro dasorganizações, mais do que isso, um agente proativo dotado de visão própria e, sobre tudo, de inteligência. Dentro desse contexto, uma das áreas empresariais que mais sofre mudanças é a área de recursos humanos.
As mudanças são tantas e tamanhas que até o nome da área está mudando. Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos está sendo substituída por termos como...
tracking img