Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ADMINISTRAÇÃO NA IDADE MÉDIA

A administração era familiar, nos feudos a administração se fortaleceu nas áreas produtivas e no controle dos senhores feudais.
A influência era de ordem econômica,na divisão da sociedade em classes e de ordem judicial.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e a Organização Militar.
A Igreja pode serconsiderada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicasorganizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fiéis..Os trabalhadores, a despeito da miséria em que sobreviviam ,situação legitimada por premissas e dogmas da Igreja, mantinham-se sob a proteção e guarida do senhor feudal e o sob os auspícios redentores da clero, restando caracterizada uma relação deinterdependência entre essas 03 classes, que a despeito das patentes desigualdades que guardavam entre si, salientando a maiúscula desvantagem que se impunha sobre a dos servos, eram efetivamente essenciais umas àsoutras. Registre-se, já que o espaço recomenda uma abordagem tão somente superficial, que o Período denominado Idade Média teve uma duração de aproximadamente 1.000 (mil) anos (para fins didáticos, de476 a.c. a 1.453 D.C.) e que o “colapso do sistema”, o declínio da Idade Média, no período denominado “Baixa Idade Média”, se deu basicamente em função de processos exógenos, o que demonstra que omodelo era, em linhas gerais, estável: contudo, como emerge claro do texto acima transcrito, em nenhuma medida há sinonímia entre estabilidade e igualdade sociais. Na Idade Média havia uma aceitação dashierarquias fixas, supostamente divinas ou naturais: o fim desta hierarquia, desta dependência e vínculo direto do servo em relação ao Senhor Feudal, do qual, até então, não havia meios de se...
tracking img