Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO AMBIENTAL - ECOTURISMO NO PARANÁ


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Metodologia 4
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Panorama do Turismo Nacional 4
2.2 Histórico do Ecoturismo no Brasil 5
2.3 Características do Ecoturismo 6
2.4 Ecoturismo no Paraná 7
2.4.1 Rotas dos Tropeiros 8
2.3.2 Litoral Paranaense e Região Metropolitana deCuritiba. 9
3. CONCLUSÃO 9
4. BIBLIOGRAFIA 10

1. INTRODUÇÃO

As atividades turísticas movimentam anualmente uma enorme quantia de dinheiro no mundo, e principalmente, no Brasil. Com o crescimento cada vez maior da preocupação com o futuro do nosso planeta, e as atividades diárias cada vez mais estressantes, acabam por criar uma demanda por atividades que envolvam a natureza.
Oturismo relacionado com o meio ambiente sempre existiu, entretanto, o Ecoturismo em si é uma nova modalidade de lazer, aventura e relacionamento com a natureza e, apesar de parecer bem específico, está em plena expansão.
No Ecoturismo a atividade turística é ligada ao conceito de desenvolvimento sustentável, aliando o turismo com a conservação dos ecossistemas, desenvolvimento local e educaçãoambiental.
O Estado do Paraná possui uma grande diversidade de paisagens e destinos adequados à prática do turismo sustentável, desde o litoral, passando por serras e planaltos, além de várias de suas cidades e pontos históricos.

1.1 Metodologia

Este estudo teve por base fontes secundárias, elaboradas por organizações ligadas ao Turismo, Meio Ambiente e ao Ecoturismo; além de sitesespecializados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Panorama do Turismo Nacional

O turismo tem 8% de participação no Produto Bruto Mundial, no Brasil apresenta um cenário amplamente favorável, com crescimento constante em todos os indicadores. Desde a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, as divisas geradas pelo turismo dobraram. Segundo estimativas do Ministério do Trabalho eEmprego, a movimentação econômica do turismo gerou aproximadamente 560 mil empregos nos últimos anos.
Ao criar o ministério acima citado, o governo decidiu dar um peso maior ao turismo, reconhecendo-o como um dos principais vetores de geração de emprego e renda. O Plano Nacional de Turismo (PNT), lançado em 29 de abril de 2003, estabeleceu como meta até 2007, ampliar a oferta turísticabrasileira.

2.2 Histórico do Ecoturismo no Brasil

Com suas dimensões continentais e sua diversidade, o Brasil destaca-se mundialmente como um dos mais ricos destinos do turismo ligado à natureza.
Este tema é discutido em âmbito nacional desde a década de 80, quando a Embratur iniciou o projeto "Turismo Ecológico" e criou a Comissão Técnica Nacional (constituída por técnicos do Ibama e daEmbratur) com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do projeto. Já no ano de 1993, foi fundada a primeira ONG destinada ao turismo responsável, a Associação Brasileira de Ecoturismo (EcoBrasil) que, hoje em dia já é um instituto.
Em 1994, uma comissão formada pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia, a EMBRATUR e o IBAMA, estabeleceu o marco legal para o Ecoturismo brasileiro com a criaçãodas Diretrizes para a Política do Programa Nacional de Ecoturismo. Esta comissão definiu também a sustentabilidade no turismo:
A expressão “Sustentabilidade Ambiental no Turismo” reflete o desenvolvimento de uma política, de estratégias e ações contínuas, no campo da atividade turística, que promovam a preservação do meio ambiente, evitando assim a degradação dos recursosnaturais, cuja base e qualidade depende da manutenção e desenvolvimento deste setor. (MMA 1994).
No ano seguinte, a Prefeitura Municipal de Canela (RS) realizou a 1ª Bienal de Ecoturismo de Canela, que reuniu representantes dos mais variados setores ligados ao ecoturismo, culminando com a criação do Instituto de Ecoturismo do Brasil - IEB.
Outra instituição que é ligada ao Ecoturismo é a...
tracking img