Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Categorias

1. Conhecimento sobre infecção hospitalar:
• O que é infecção hospitalar?
Segundo o Ministério da Saúde a infecção hospitalar se define como uma infecção adquirida após a internação ou após a alta do paciente quando puder ser associada à internação ou a procedimentos hospitalares (BRASIL, 1998).
Os entrevistados mostram certo nível de conhecimento e relacionam sempre a IH aohospital, pois de fato o ambiente hospitalar representa um fator predisponente para as infecções hospitalares. Como exemplo temos os entrevistados 1 e 5 que afirmam :
“[...] é a gente chegar no hospital em bom estado de conservação e já sair sentindo uma gripe, uma dor de cabeça, isso aí pra mim eu já fui infectado com alguma coisa[...]”

“[...] Para mim é uma infecção que é adquirida dentro do hospital,onde a pessoa já se encontra com as defesas do organismo comprometidas [...]”

Sendo importante ressaltar que a baixa imunidade é um fator de risco para infecção hospitalar, porém qualquer pessoa, seja paciente, acompanhante ou profissional da saúde, pode ser lesada por uma IH estando ela com baixa imunidade ou não. Para Castro Neto e Ribeiro (1999) “[...] os fatores que estão relacionados aosmeios de aquisição e à ocorrência de infecções não escolhem etnia dos que serão infectados, todos nós estamos propensos a adquiri-las”.
• Como se adquire uma infecção hospitalar.
Vários são os fatores que estão relacionados tanto aos meios de aquisição quanto à ocorrência das infecções hospitalares, ao indagarmos os sujeitos da pesquisa sobre abrangência de fatores causadores de infecçõeshospitalares, os mesmos expressaram que:
“[...] Pode ser vários fatores como falei, pode ser negligência por parte dos funcionários que fazem a limpeza e por falta de higiene da pessoa [...]” Entrevistado 5.

“[...] Ela pode ser adquirida de várias formas, pode ser através de instrumentais que são utilizados como as seringas as sondas [...]” Entrevistado 7

Vale ressaltar que a associação das infecçõeshospitalares com aquisição de infecção em UTI, apresentando, pois um quadro clínico debilitado, e a exposição dos sujeitos a esse ambiente, expõem-nos a uma maior gama de microrganismos patógenos e a procedimentos invasivos o pacientes internado em UTI, possui uma disposição maior a cerca da aquisição de infecção hospitalar. (MOURA et al.,2007)
Infecções hospitalares são consideradas com umagravidade avançada nessas unidades de alta complexidade, que atendem pacientes com baixa imunidade e dependendo de suporte intensivo de vida. Pois as infecções hospitalares estão primariamente associadas a gravidade patológica , uso de processos invasivos, como cateter venosos central, sonda vesical de demora e ventilação mecânica, uso de imunossupressores, contando com um período maior de internação,sem falar na colonização por microrganismo resistentes, com as prescrições de antimicrobianos e o ambiente da UTI que propicia a seleção natural de microrganismo. Devido a isso a taxa de incidência de Infecção Hospitalar no ambiente da UTI é de cinco a dez vezes maiores que em outras unidades de internação de uma unidade de saúde.(Oliveira; Kovner; e SILVA, 2010)

• Como evitar uma infecçãohospitalar.
As várias formas de evitar as infecções, iniciando-se de uma simples lavagem das mãos essa sendo feita de forma correta, assim como mostrou Semmelweis que é um dos precursores nas descobertas das técnicas de assepsia. Sobre esta abordagem, alguns dos entrevistados externaram: chegaram a falar também desse assunto como se pode conferir abaixo nas participações da entrevista 3, 4 e 6.
“[...]uso de mascaras, lavar as mãos, uso de batas pelos acompanhantes [...]”
Entrevistado 3

“[...] Ter muito cuidado, lavar as mãos, ter muito cuidado com a higiene[...]” Entrevistado 4
“[...] e também das pessoas que vem da rua tem que lavar as mãos antes de entrar na UTI [...]” Entrevistado 6

As infecções hospitalares existem desde a idade média, mas só na década de 80 o assunto se tornou objeto...
tracking img