Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA



CARINA PEREIRA PRYSTUPA

IZABEL MACHADO DE OLIVEIRA

MÁRCIA PRIOTO

MARCOS CINIAVA











ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCESSOS VOLTADOS À GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO.

















ARAUCÁRIA

2012



CARINA PEREIRA PRYSTUPA

IZABEL MACHADO DE OLIVEIRA

MÁRCIA PRIOTO

MARCOS CINIAVAANÁLISE COMPARATIVA DOS PROCESSOS VOLTADOS À GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO


Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à conclusão do Curso de Administração da FaculdadeEducacional Araucária.


Orientador: Prof. Marcelo Loenert.










ARAUCÁRIA
2012

1. INTRODUÇÃO




As constantes mudanças de cenário registradas devido à globalização fazem com que as organizações passem a se preocupar mais com as suas estratégias competitivas. Com a aceleração, a transformação tecnológica e com os clientes cada vez maisexigentes em relação às empresas, devem se preocupar com as questões ambientais, todos os setores precisam se adaptar a mudanças rápidas. (IANNI, 2002).
A preocupação com o meio ambiente vem a décadas preocupando não só os estados e seus governantes como a sociedade e seus vários segmentos existentes. Essa preocupação chegou a quase todas as organizações mais ainda não faz parte daspráticas operacionais e administrativas. Neste cenário, empresários devem estar preparados para tomar atitudes corretas e adotar concepções de que devem ampliar a capacidade de suporte do planeta e não de reduzi-la, ou seja, devem criar soluções e não problemas, sendo assim, devem existir três grupos de forças que devem interagir juntas. São elas: o governo, a sociedade e o mercado. (BARBIERI, 2007)As empresas devem perceber como é importante o comprometimento com o desenvolvimento sustentável e adotar esta causa. O meio ambiente deixou de ser um aspecto das obrigações legais e passou a ser um diferencial de eficiência. Controlar a geração e destinação de seus resíduos possibilita a conquista do reconhecimento da sociedade e o meio ambiente, pois não se trata apenas de produtos, mastambém da sua destinação final após o consumo. (LORA, 2000)
A fonte da oportunidade de bons negócios para as empresas é adequar-se as questões ambientais. Sendo o meio ambiente um potencial de recursos importante para ser identificado e valorizado economicamente. Podendo resultar em atividades que proporcionem lucros ou pelo menos se paguem com alguns recursos naturais. A redução de custoscom a eliminação de desperdícios, desenvolvolvimento de tecnologias limpas e baratas, a reciclagem de insumos são mais que princípios de gestão ambiental, representam condições de sobrevivência. (JESUS, 1997)
As empresas que efetuavam gastos com proteção ambiental passaram a perceberem que poderiam obter vantagens competitivas sobre seus concorrentes, e assim muitas empresas passaram aincluir em sua gestão de negócios programas e soluções para problemas ambientais ocasionados pelos seus processos produtivos. (DONAIRE, 2007)
Proteger os recursos naturais é de fundamental importância para esta geração e para as próximas que ainda estão por vir. A população deve ser conscientizada sobre os recursos naturais que na maioria das vezes são prejudicados com atividades realizadasde maneira predatória, destrutiva e agressiva, deteriorando cada vez mais a qualidade de vida. (Brito e Câmara, 2002).
Com o passar do tempo agravam-se os problemas ambientais, enchentes, tempestades e furacões, são resultado das agressões do homem ao meio ambiente. A falta de políticas sustentáveis é um dos principais agravantes, o desenvolvimento sustentável deve ser uma perspectiva para a...
tracking img