Gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ZONA RURAL E PA’S DE FEIJÓ - AC

2009

TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ZONA RURAL E PA’S DE FEIJÓ - AC

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Pré-Projetode TCC.

2009

sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 REFERENCIAL TEÓRICO 4

4 OBJETIVOS 7

5 MATERIAL E MÉTODOS 7

7 REFERÊNCIAS 9

2 INTRODUÇÃO

Atualmente, com desenvolvimento desenfreado, o avanço tecnológico, a constante revolução da industria, e outros fatores, apesar dos importantes benefícios que, em muitos casos, trazem para a humanidade, estão empermanente conflito com o meio ambiente. Ainda que esse fato pareça um tanto contraditório, os níveis desenfreados de desenvolvimento sem uma gestão adequada, têm causado malefícios ao meio ambiente. Tais como, escassez de recursos naturais, poluição, degradação da natureza, extinção de algumas espécies de animais, provável escassez de água, aquecimento global, etc.
Mediante isso, coma necessidade de desenvolvimento sustentável, a população passo a procurar maneiras de alcançar essa sustentabilidade, assim também como o governo que através da legislação brasileira realizou avanços na contribuição para a solução da crise ambiental. Assim, a ordem constitucional vigente instituiu o direito ao ambiente ecologicamente equilibrado como um direito humano fundamental, ordenando a suadefesa e preservação não só para as presentes como também para as futuras gerações.
Como pode-se ver no Artigo 225 da constituição Federal de 1988:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo paraas presentes e futuras gerações.” (ART. 225 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988).

Contudo, para a realização deste projeto serão analisados as técnicas de desenvolvimento sustentável na zona urbana, adotadas do município de Feijó-Ac, para alcançar um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Considerando o andamento da reforma agrária, realizada através do INCRA (Instituto Nacional deColonização e Reforma Agrária) e SEAPROF (Secretária de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar).

1 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho realiza-se-a com o intuito de suprir a necessidade e a carência de dados do estado sobre a zona rural, ao levantar dados sobre os métodos do andamento da reforma agrária, no município de Feijó-Ac, através dos projetos de assentamento (PA),priorizando contabilizar a quantidade de assentados, juntamente, com quantos aceitam desenvolver o cultivo sustentável e conhecer as técnicas de desenvolvimento sustentável adotas por esses agricultores.

1 REFERENCIAL TEÓRICO

3 Art. 225 da Constituição Federal de 1988.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial àsadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:
I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;
II - preservar adiversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;
III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade...
tracking img