Gestao ambiental - fgv - meio ambiente e comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Não há dúvida que a preocupação com o Meio Ambiente no processo produtivo é uma necessidade do nosso planeta e que cada vez mais todo o mundo deve se preocupar com isso, porém nemsempre os países têm se preocupado genuinamente com o problema do Meio Ambiente e sim com as questões financeiras envolvidas quando são impostas mudanças nos processos produtivos.


JustificativaAs diferentes consciências ambientais entre os países fazem com que a ótica em relação aos efeitos do Comércio Exterior no Meio Ambiente sejam mais ou menos importantes, ou seja, torna-se um pontopositivo ou negativo de acordo com cada governo.
È preciso primeiramente conscientizar o planeta para que os termos da Sustentabilidade possam realmente ser introduzidos na cadeia produtiva e setornarem obrigatórios mundialmente.
É claro que isso faria com que muitos países não conseguissem preços competitivos sem a ajuda do governo, mas essa situação também deveria ser revista.Desenvolvimento
No Brasil cada vez mais empresas buscam os selos de aprovação ambiental (ecolabelling) buscando melhorar sua cadeia produtiva e se tornarem aptos ao Comércio Exterior, pois osrequisitos ambientais estão se tornando cada vez mais exigidos no Comércio Exterior.
Pensando somente em sustentabilidade acredito que essas exigências sejam necessárias, mas para tanto osincentivos dos governos são fundamentais para que países em desenvolvimento consigam cumprir essas regras.
Na minha opinião, o protecionismo levado a sério, que pensa no bem estar da população e no meioambiente não deve ser considerado ruim, pois faz com que absurdos como trabalho escravo ou desmatamento, por exemplo, sejam cada vez mais raros. Além disso faz com que os governantes tenham que atuarem seus países para poder crescer através do Comércio Exterior.
Infelizmente, muitas vezes não e possível separa o joio do trigo e identificar as restrições por preocupação real ao meio...
tracking img