Gestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Paula Souza

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA”

HABILITAÇÃO: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

COMPETÊNCIA: EDUCAÇÃO PARA A NUTRIÇÃO

DOCENTES DA DICIPLINA: Wilme Maria Lucenti e Josiani Correia Medeiros

1º SEMESTRE

RIBEIRÃO PRETO/SP

PLANEJAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA GESTANTES

Elaborado por:

Ana Paula Barbosa dos Santos
Bruna NogueiraFaria
Franciele Rocha
Isabela Dillean

Sumário

* Diagnóstico

* Objetivos: Geral
Específico

* Conteúdo Programático

* Estratégias: Métodos
Recursos

* Avaliação

* Bibliografia



Diagnóstico
A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por váriasmodificações a fim de permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Essas modificações fisiológicas demandam alguns cuidados, em especial no que se refere à alimentação, pois a gestante necessitará de nutrientes para atender às suas necessidades e às do bebê em formação.

Objetivo Geral
Orientar as gestantes para que aprendam o modo correto de se alimentar e de se comportar, como intuito de que tenham uma boa gestação.

Objetivos Específicos
*Oferecer orientações nutricionais para uma melhor alimentação
*Orientar sobre como evitar possíveis desconfortos provenientes do período gestacional;
*Esclarecer dúvidas relacionadas sobre o que pode e o que não pode ser feito no período gestacional

Conteúdo Programático
A gestação é um período mágico e de muita transição.A natureza modifica o corpo e a mente para transformar a mulher em mãe. Isso não é um processo fácil. Após 7 a 10 dias da fecundação o sangue da mãe começa alimentar o filho. E aí vem a grande responsabilidade da gestação, a alimentação. É o momento de deixar de lado o que gosta de comer para colocar em prática o que é necessário comer.  É importante que você, futura mãe, entenda a importânciada alimentação nesse período.
O primeiro trimestre é de extrema importância para a formação do bebê. É uma fase de intensa divisão celular. O estado nutricional da mãe antes da gestação é essencial para garantir nutrientes necessários para que essa divisão celular aconteça de maneira adequada. Ou seja, o cuidado com a alimentação tem que começar antes da própria gestação. Uma alimentação saudávele equilibrada antes da gestação é o que garantirá o desenvolvimento adequado do feto.
No segundo e terceiro trimestre da gestação, o ganho de peso adequado no período gestacional, à ingestão adequada de nutrientes, o controle do fator emocional e o estilo de vida serão determinantes para o desenvolvimento e crescimento normal do feto. Durante a gestação o metabolismo é constante epromove ajustes contínuos em relação a diversos nutrientes. As necessidades nutricionais estão aumentadas a fim de se garantir a saúde materno-fetal. Tem-se observado que o desequilíbrio no consumo alimentar, tanto em relação ao excesso, quanto a déficit, durante esse período fisiológico pode implicar no comprometimento do crescimento e desenvolvimento do feto. Logo, é fundamental que se esclareçasobre a importância do consumo energético e dos nutrientes para o adequado desenvolvimento da gestação.

Com uma nutrição saudável e equilibrada você garante 
um bom desenvolvimento de seu bebê, e uma gestação melhor.
A  nutrição desempenha um importante papel na gestação. Foi demonstrado através de testes laboratoriais que dietas deficientes causam efeitos prejudiciais tanto à mãe quanto aofeto. Constatado por alguns estudos que a má nutrição materna pode ser uma causa de deficiência no crescimento, resultando em bebês pequenos e de baixo peso. Para suportar a demanda metabólica da gravidez e do crescimento fetal há a necessidade de um aumento de consumo de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais.

* Adicionando Energia à Sua Dieta

Encontrar o requerimento energético...
tracking img