Gestante hiv pósitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1821 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO FINAL

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM 12/2010

GESTANTE HIV POSITIVO

ORIENTADORA: Juliana Aguiar Moraes

ALUNAS: Amanda Rosa Paulino Joyce Anjos dos Santos

1.OBJETIVO/JUSTIFICATIVA
presente trabalho visa orientar os profissionais da saúde sobre a importância do conhecimento e dos cuidados de enfermagem,relacionados às gestantes com HIV
O 2.DESENVOLVIMENTO
 Após

a identificação da AIDS em 1981 a epidemia cresceu rapidamente as mulheres portadoras eram poucas.  No Brasil a maior atenção é no cuidado das mulheres, principalmente no que se refere ao treinamento dos profissionais da saúde, quando a medicação injetável foi disponibilizada.  HIV é o causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo.

sertransmitido de várias formas.  É um vírus que não sobrevive fora da célula, em contato com o ar.  O tratamento de gestantes e seus bebês cresceu 11,37%.  Estima-se total de 13.472 gestantes HIV positiva por ano.

 Pode

3.HIV X GESTAÇÃO
 Ao

descobrir que são portadoras do HIV se sentem decepcionadas com a frieza de alguns profissionais.  A infecção pelo HIV traz conseqüências,tanto físicas e emocionais para a gestante.  Quando descoberto durante a gestação, a paciente pode não querer aceitar, e se nega submeter ao tratamento e até omiti o problema.

outro lado a casos em que a gestação foi desejada, apesar da mãe ser portadora do vírus.  Estudos alertam que é possível a gestação acelerar o desenvolvimento do HIV.  Sistema imune é afetado pelas alteraçõesfisiológicas da gravidez, seguida por um aumento no período peri-natal.  A infecção pelo HIV na gestação pode ou não estar relacionadas ao aumento de abortos espontâneos ou induzir o trabalho de parto prematuro ou retardo.

 Por

 Essas

complicações pode estar relacionado também ao uso de drogas ilícitas.  Momento exato em que a infecção pelo HIV ocorre no feto não é conhecida, mas pode ocorrerpela exposição muco cutânea da criança ao sangue ou secreção cérvico vaginal da mãe.

4.ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
dever do médico e/ou técnico de enfermagem oferecer o teste anti-HIV durante a gestação.  As consultas pré-natais são mensais até a 32ª semana de gestação, quinzenais até a 36ª e semanais até o parto.  É recomendado que seja oferecido o teste HIV para todas as gestantes, lembrandoque são dois testes.  O pré-natal é um momento importante para se discutir e esclarecer dúvidas.
É

5.TERAPIA ANTIRRETROVIRAL NA
GESTAÇÃO
O

tratamento do portador do vírus inclui uso de medicamentos antirretrovirais, que atuam baixando a carga viral do HIV e restaurando a imunidade.  O quanto antes iniciar o tratamento melhor será os efeitos.  Ter acompanhamento médico é importantepois será decisivo na escolha das drogas.

droga mais usada é a Zidovudina.  É recomendado o uso de AZT oral na dose de 600mg/dia a partir da 14ª semana de gestação.  O AZT deve ser administrado como um componente combinado com o início o mais tarde às 32 semana de gestação.

A

6.PREVENÇÃO DA INFECÇÃO HIV PERINATAL
HIV é transmitido antes ou durante as últimas semanas no nascimento. 10% das infecções HIV por via vertical ocorrem antes do terceiro trimestre,de 10 a 15% são causadas por amamentação.  Do mesmo modo,nascimentos antes da hora e ruptura prematura de membrana estão associados com risco maior para a criança.  Pra prevenir a transmissão de mãe-filho, as gestantes devem ser orientadas a não consumir drogas injetáveis ou ter relação sexual sem proteção.
O 7.PROFILAXIA COMBINADA,DURANTE O PARTO SEM REGIMES ANTERIORES
 Os

antirretrovirais para o tratamento do HIV devem ser discutidos e oferecidos a todas as gestantes.  Deve-se administrar a profilaxia combinada temporariamente.  A combinação de AZT + 3TC (combivir) é um problema pois pode ocorrer resistência no cordão.  Se o HIV for descoberto na altura do parto a mãe e o bebê deve receber uma...
tracking img