Gestante de alto risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Uma gravidez de alto risco é uma gravidez na qual o risco de doença ou de morte antes ou após o parto é maior que o habitual, tanto para a mãe quanto para o concepto. Para identificar uma gravidez de alto risco, o médico avalia a gestante para determinar se ela apresenta condições ou características que a tornam (ou o seu feto) mais propensa a adoecer ou a morrer durante a gestação(fatores de risco). Os fatores de risco podem ser classificados de acordo com o grau de risco. A identificação de uma gravidez de alto risco assegura que a gestante que mais precisa de cuidados médicos realmente os receba. Entre as principais patologias das gestantes de alto risco estão: anemia, diabetes, hipertensão, aids, pré-eclâmpsia, problemas neurológicos e, principalmente, idade avançada. Osbebês de risco têm uma grande probabilidade de desenvolver atraso motor, e essas alterações patológicas necessitam de atendimento o mais precoce possível. O neném recebe um acompanhamento adequado por uma equipe multiprofissional onde qualquer risco detectado tanto clínico quanto de desenvolvimento é possível ser tratado para evitar danos maiores para reduzir a mortalidade e morbidade (doença quepoderia ser evitada) como a hidrocefalia por exemplo.
O fisioterapeuta tem um importante papel na prevenção e tratamento desses transtornos, e para isso utiliza a cinesioterapia, massoterapia (massagens terapêuticas como Drenagem Linfática Manual), RPG (reabilitação postural global) e técnicas de relaxamento. O fisioterapeuta também está apto para orientar e elaborar exercícios seguros para agestante de alto risco, prevenindo, assim, alguns dos problemas decorrentes da gestação e proporcionando maior qualidade de vida, para que a gestante possa aproveitar ao máximo este período, dentro de suas limitações. O trabalho deve ser individualizado e personalizado, sempre com autorização do obstetra, para que haja segurança a mãe e ao feto.
Com o objetivo de assegurar um atendimentoespecializado e para reduzir o índice de morbimortalidade materna e neonatal, as gestantes de alto risco são identificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio de um protocolo referenciado pelo médico do pré-natal, que mostra se a gravidez está fugindo da normalidade, são encaminhadas para o Ambulatório de Alto Risco, onde passam por uma série de exames, como a cardiotocografia a partir de 30semanas de gestação para avaliação da vitalidade fetal e função placentária. A gestante tem acompanhamento rigoroso por uma enfermeira, um obstetra ou um especialista da patologia identificada até o final da gravidez. Através desta parceria, com a Secretaria Municipal de Saúde, sede os profissionais (médicos da rede com especialização em alto risco) e as consultas de especialidades via Centro Municipalde Especialidades (CEME), enquanto a Santa Casa fornece espaço físico, laboratório, equipamentos, exames como cardiotocografia, ultra-sonografia, entre outros, além de arcar com os custos de materiais e o atendimento no acompanhamento pré-natal das gestantes de alto risco até o nascimento do bebê.
Fatores de risco Gestacional
Durante a gestação, o corpo da mulher muda a cada mês, moldando-seàs necessidades do bebê que se forma e, lentamente evolui de um simples embrião para um organismo complexo dotado de inteligência e emoção.
Essas mudanças ocorrem nos sistemas músculo-esquelético, circulatório, cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, neurológico, endócrino, reprodutivo e urológico. Essas mudanças levam a algumas alterações fisiológicas como:
* Aumento do peso de até25%;
* Modificação postural causando deslocamento do centro de gravidade, aumento da lordose lombar, rotação da pelve sobro o fêmur, aumento da flexão da coluna cervical e deslocamento do peso para os calcanhares;
* Essas alterações podem causar alguns transtornos gestacionais, os principais são: 48 a 56% das gestante apresentam dores nas costas, sendo que 19% ficam afastadas do...
tracking img