Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTALT

Surgiu na Alemanha, por volta de 1910, através de trabalhos experimentais dos cientistas Max Wertheimer, Wolfgang Kölher e Kurt Koffka.

Gestalt não tem palavra correspondente emportuguês, mas tem o sentido de forma, figura, estrutura, padrão.

Wertheimer versou sobre o fenômeno da percepção visual do movimento aparente, por ele chamado fenômeno phi. “Duas fendas próximas, feitasem um biombo (uma horizontal e uma vertical, p.e.) iluminadas cada uma por sua vez, durante uma fração de segundo, uma logo após a outra, eram vistas como se fossem uma só linha em movimento da posiçãohorizontal para a vertical”.

Toda percepção é uma gestalt, um todo que não pode ser compreendido pela separação em partes. “O todo é mais que a soma das partes.”

Uma paisagem não é grama + sol+ árvore... é uma percepção que depende de um relacionamento especial existente entre as partes. Mudemos as relações e a qualidade do todo mudará completamente.Se analisar só serão
Traços e circunferência
















PERCEPÇÃO

Behaviorismo X Gestalt: entre o estímulo que o meiofornece e a resposta do indivíduo encontra-se o PROCESSO DE PERCEPÇÀO

O que e como percebe são dados importantes para compreensão do comportamento humano

Gestalt: o comportamento deveria serestudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
Quando vemos uma parte do objeto existe uma tendência à restauração do equilíbrio daforma, garantindo o entendimento do que estou percebendo.
Este fenômeno é norteado pela busca do FECHAMENTO, SIMETRIA e REGULARIDADE.

Boa forma: comportamento e estímulo físico: relação estreita edepende da interpretação do indivíduo. Essa boa forma depende do equilíbrio, simplicidade, estabilidade e simetria.
Forma de estabelecer a relação figura-fundo (clareza!).

Insight: aprendizagem...
tracking img