Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
- O que é a Gestalt?
- Como trabalha a Gestalt?
- Como se caracteriza a Gestalt?
- Como é a Gestal?
- Gostar ou não Gostar da Gestalt?
- Qual o objeto de estudo da Gestalt?
- Cite as Leis da Gestalt e suas respectivas figuras.

1. História

Frederic S. Perls criador da Gestalt-Terapia. Nasceu em Berlim no ano de 1903, seus pais eram judeus de classe média baixa. Quando adolescente erairritado, foi expulso da escola, teve problemas com autoridades.

Formou-se como médico, especializado em psiquiatria. Enquanto terminava seu treinamento médico, juntou-se ao exército alemão e serviu como médico na 1º Guerra Mundial.

Em 1926 trabalhou com Kurt Goldstein no Instituto de Soldados com Lesões Cerebrais.

Já em 1927, em Viena começou seu treinamento em psicanálise, sendoanalisado por Reich.

Fundou o Instituto Sul-Africano de Psicanálise em 1933, na África do Sul.

Encontrou-se com Freud ao apresentar um trabalho no Congresso Psicanalítico na Alemanha em 1936. Após alguns anos rompeu com os freudianos.

Imigrou para os Estados Unidos em 1946. Fundou o Instituto Nova Iorquino de Gestalt-Terapia em 1952.

Morreu em 1970 em Vancouver, no Canadá. Local da primeiracomunidade gestáltica terapêutica.

A Gestalt-Terapia surge na década de 50 como uma nova abordagem psicoterapêutica. A origem do seu nome ( gestalt ) é proveniente da Psicologia da Gestalt, que pesquisas as formas de percepção do mundo, a maneira como vemos as coisas ( a percepção visual ). A palavra alemã "gestalt" não tem tradução na nossa língua, mas possui um significado de "forma", de"partes que se somam formando um todo".

Gestalt-Terapia é uma abordagem que visa a autonomia, olhar a saúde integral: tudo o que você pode ser, se permitir.

O princípio mais importante da abordagem gestáltica é o de proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pelas interações e interdependências das partes. As partes de uma gestalt não mantêm sua identidade quando estãoseparadas de sua função e lugar no todo.

As principais correntes intelectuais que influenciaram foi a psicanálise de Freud e Reich, a psicologia da gestalt Kohler, Lewin e outros, e o existencialismo e a fenomenologia. Perls também incorporou algumas idéias de Moreno, um psiquiatra que desenvolveu a noção da importância do desempenho de papéis em psicoterapia.

A Psicologia da Gestalt foi umcampo de pesquisa que trouxe uma série de novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem se relaciona com o mundo.

Na Psicologia busca determinar se a psique é formada por pulsões, ou emoções, símbolos, condicionamentos etc. Logo, Psicologia da Gestalt e Gestalt-Terapia são assuntos diferentes, com campos de atuação e preocupações diferentes. A Gestalt-Terapia se preocupa com ocampo clínico, com as técnicas de trabalho e estudos que visam dar ao homem as condições necessárias para o seu próprio crescimento. Já a Psicologia da Gestalt foi um campo de pesquisa que trouxe uma série de novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem se relaciona com mundo.

2. FUNDAMENTOS

A PSICOLOGIA DA GESTALT

O homem moderno vive num estado de baixo grau de vitalidade.Seu mundo lhe oferece amplas oportunidades de enriquecimento e diversão e ele ainda vagueia sem objetivo, não sabendo o que quer, e por isso, completamente incapacitado de imaginar como alcançá-lo. Sequer aborda a aventura de viver com excitação ou interesse. Parece sentir que o tempo para diversão, prazer , crescimento e aprendizagem, e abdica da vida em si, quando atinge a maturidade. Reduziu avida a uma série de exercícios verbais e intelectuais. Substitui o processo de viver pelas explicações psiquiátricas da vida.

Compreender o comportamento humano é a meta da Psicologia, visando atingir o auto-conhecimento, a satisfação e a auto-sustentação .

A abordagem Gestáltica constitui a exploração de um enfoque relativamente novo á totalidade do comportamento humano, tanto em sua...
tracking img