Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho de seminário será apresentado o que é a Teoria da Gestalt ou a Psicologia da Forma como é mais conhecida e suas leis.
Segundo a teoria da Gestalt, os mecanismos da percepção humana tendem a estabelecer padrões formais de reconhecimento numa tentativa sistemática de organizar o caos, conforme veremos no decorrer desse trabalho.DESENVOLVIMENTO

A Gestalt é uma escola de Psicologia experimental que se iniciou na Alemanha no século XX, teorizando sobre os modos de percepção humana a respeito da forma, das cores, das composições visuais e da participação das partes na percepção do todo.
Segundo a Gestalt a percepção que ocorre nos olhos é diferente da percepção que ocorre no cérebro. A percepção da formanão se dá por partes, mas de forma íntegra, global e unificada. Além disso, segundo a teoria os mecanismos da percepção humana tendem a estabelecer padrões formais de reconhecimento numa tentativa sistemática de organizar o caos.
A Gestalt se propõe a estudar exatamente isso, os padrões de organização utilizados pelo cérebro para ler e compreender as composições visuais de forma geral. Em termosmais geral o principio básico da Gestalt, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes. Ou seja, o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.
Partindo sempre da análise ao comportamento naturaldo cérebro, a Gestalt conclui que a percepção sobre a organização formal corresponde a uma leitura de todas as suas partes em simultâneo como um todo, e não, à leitura separada de suas partes para se perceber o todo. Assim, perante aquilo que visualizamos, temos tendência para aglutinar varias figuras em uma só, vária realidades numa só, vários conceitos em um só.
Dentro da Gestalt a percepçãoencontra-se entre o estímulo e a resposta. E nada mais é do que um processo de decodificar esses estímulos quer recebemos.
Nesse contexto, Gestalt e Behaviorismo definem a psicologia como uma ciência que estuda o comportamento, mas cada um dá a sua finalidade para descrever o mesmo.
O Behaviorismo aponta a sua preocupação para estudar o comportamento através de estímulo-resposta. Já a Gestalt,aponta que deveria ser estudado em seus aspectos mais globais, ou seja, (um estudo mais amplo), claro, que não deixando de lado as condições que alteram a percepção do estímulo.
Baseados nesse contexto, os gestaltistas garantiam o entendimento do que está sendo percebido através da visão de uma parte de um objeto, onde ocorre uma tendência à restauração do equilíbrio da forma.
Sendo assim, a mesmaimagem pode ser percebida de forma diferente por dois indivíduos, devido às diferenças de percepção que cada um terá a partir da mesma.


Meio Geográfico e Meio Comportamental
O comportamento é determinado pela percepção do estimulo, o conjunto de estímulos determinantes do comportamento, denominado meio ou meio ambiental que são conhecidos como meio geográfico e comporta mental.
O meiogeográfico é o meio físico em termos de objetivos. O meio comportamental e o meio resultante da interação do individuo, com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade);
Ex: quando cumprimentamos uma pessoa convicta que conhecemos e quando a pessoa vai se aproximando percebemos que nos enganamos, quena realidade não conhecemos esta pessoa isso nos leva a uma interpretação diferente da realidade e acabamos por confundir com uma pessoa conhecida. Onde percebemos uma realidade subjetiva, particular, criada pela nossa mente é o meio comportamental naturalmente é desencadeado pela percepção.
Certamente a semelhança entre estas duas pessoas do exemplo foi à causa do engano, neste caso houve uma...