Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leis da Gestalt e a percepção visual.

❖ A Teoria:

É a Teoria que privilegia os fenômenos relacionados com a percepção e segundo a qual, à semelhança de uma melodia, que é algo mais que as notas que a compõem, cada fenômeno é um conjunto organizado que constitui uma unidade autônoma, com leis próprias, em que cada elemento depende solidariamente da estrutura do conjunto.

"A 'fórmula'fundamental da teoria da Gestalt poderia ser expressa da seguinte maneira: existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciais são eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo" (Max Wertheimer).

[pic]
As linhas horizontais são paralelas?
❖ História

Aproximadamente a partir de 1870 algunspesquisadores alemães começaram a estudar os fenômenos perceptuais humanos, especialmente a visão. Procurando entender como se davam os fenômenos perceptuais, tendo se utilizado em grande parte deles, de obras de arte. Queriam entender o que ocorria para que determinado recurso pictórico resultasse em um determinado efeito ou outro. A estes estudos convencionou-se denominar de Psicologia da Gestalt.Seus expoentes mais conhecidos foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer. Criaram as Leis da Gestalt relativas à percepção humana, que até hoje se mantêm válidas.

Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O tremo mais próximo em português seria Estrutura ou Forma, um conjunto de coisas que se prendem, se apoiam e se determinam reciprocamente (determinam uma estrutura global umtodo).

Gestalt Theorie, no original; Teoria da Boa Forma, Psicologia Gestalt, Psicologia da Forma são termos equivalentes.

Desenvolveu-se a partir da constatação de que as psicologias comportamentalistas não serviam para explicar certos fenômenos visuais, nomeadamente as ilusões de óptica, concluindo que muitas vezes a experiência anterior funcionava como factor de erro.

Daí seremimportantes, principalmente para o designer de comunicação, os ensinamentos que a Gestalt proporciona.

❖ Conceitos Básicos:

Os teóricos da Gestalt propuseram uma série de princípios para percepção, tais como:
proximidade, semelhança, fechamento, disposição simetria, continuidade, destino comum.

Segundo a teoria de Gestalt a actividade perceptiva está subordinada a um factor básico
dePregnância. Um objecto é pregnante desde que exprima uma característica qualquer, de maneira suficientemente forte para destacar-se, impor-se e ser de fácil evocação. As características que determinam a pregnância de uma imagem são observadas nas Leis da teoria de Gestalt, que são princípios estruturais e funcionais do campo perceptivo. Estas leis
estabelecem a forma como os elementos constitutivos deuma imagem podem vir a ser
percebidos em termos organizacionais, seguindo os princípios:

❖ Exemplos de princípios do “Raciocínio Visual”

➢ Proximidade

Estabelece que os elementos que se encontram próximos espacialmente e temporalmente tendem a ser agrupados perceptivamente num conjunto, mesmo que não possuam grande similaridade entre si.
[pic]
É um cubo grande ou pequeno?➢ Semelhança
Quando ocorrem elementos de várias classes ou tipos num determinado campo perceptivo, verifica se uma tendência para construir agrupamentos baseados na semelhança entre eles.

[pic]

Qual é a cor dos pontos?

➢ Fechamento

elementos dispostos de maneira a formar um contorno fechado ou formas incompletas tendem a ganhar maior grau de regularidade ouestabilidade, podendo a vir ganhar unidade; isto refere-se à tendência da percepção humana em perceber formas completas.

[pic]
O quadrado realmente está desenhado?

➢ Simetria
Elementos simétricos são mais facilmente agrupados em conjuntos que os não simétricos.

[pic]
Será que são duas faces ou uma jarra?

➢ Continuidade
traduz-se como a qualidade que determina a...
tracking img