Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro Sistemas em Psicologia I

1) De que forma a Psicologia da Gestalt se opõe ao projeto de psicologia de Wundt, e a psicologia atomista.




Criticando a tentativa de analisar a consciência por elementos – na experiência se tem a percepção como um todo e não por elementos, elementos sensórias que combinados formam um novo padrão diferente da soma das partes (Gestaltacreditava no valor da consciência humana), não aceitavam a ideia de reduzi-la a elementos ou atomos

Critica a ideia de que um estimulo vai gerar a mesma sensação; a experiência deveria ir além do estudo das sensações

2) De que forma a psicologia da Gestalt se opõe a concepção de ciência na época: oposição a hipótese da constância, oposição ao método experimental, ao mecanicismo, críticasa sensação como elemento de estudo.




Se ocupando demasiadamente da teoria em detrimento da pesquisa experimental e dos dados empíricos comprovatórios.




3) Influência da fenomenologia e dos estudos kantianos na gestalt.

4) Características da psicologia da Gestalt: ênfase na percepção e não na sensação, ênfase no todo e nos princípios que organizam a percepção.5) Saber os fundadores da psicologia da gestalt, saber explicar a experiência de fundação da Gestalt, ou seja, a experiência com o movimento aparente e as conclusões que essa experiência possibilitou.

6) Para a Gestalt o mundo é percebido como espaço legítimo de conhecimento – busca o sentido da percepção. Como entendem a integração entre a ciência e a experiência.

7) Estudo dacognição dos chimpanzés pelo Kohler e quais as contribuições deste estudo para a psicologia da Gestalt.

8) Saber explicar os princípios da organização da percepção: Proximidade; Continuidade; Semelhança; Complementação; Simplicidade – boa forma; Figura /Fundo.

9) Fundamentos principais da Psicologia da Gestalt.







10) Saber os elementos principais da biografia de Freud e comoinfluenciaram a psicanálise.




Experiência pessoal como base para construção teórica, fazia auto analise na tentativa de sistematizar o psiquismo, analisando os próprios sonhos e interpretando-os, utilizando do mesmo método para analise de pacientes com histeria e neurose a partir da hipnose, complexo de édipo, ingressa na faculdade de Viena mesmo querendo dedicar-se a pesquisa,buscava mecanismos fisiológicos e físicos para explicar o psiquismo, influenciado pelo evolucionismo de Darwin, para ele comportamentos eram impulsionados por forças biológicas e sexuais de autopreservação.




11) Como os estudos com as pacientes histéricas e com a utilização da hipnose influenciaram a psicanálise, quais as contribuições destes estudos para o desenvolvimento da teoriapsicanalítica.




Foi estudando a histeria e utilizando a hipnose que Freud delineou a ideia de um “inconsciente” funcionando junto ao consciente.




12) As influências do mecanicismo, do materialismo e do determinismo na psicanálise.




Buscava explicar o psiquismo a partir de mecanismos fisiológicos e físicos.

Todos os fatos de causas explicáveis pela ciência,mesmos fatos aleatórios como sonhos e atos falhos. Cada ação correspondia sempre a uma causa, seja ela inconsciente ou consciente.

Tentava mostrar que a psicologia tem de ter uma base física e que fenômenos puramente mentais exibem muitas das características e inúmeros padrões dos processos neurofisiológicos que lhes servem de base.

Sistematizando conceitos sobre o sistemainconsciente e partir disso desenvolvendo métodos para investiga-lo. Abandono do método da hipnose e passando a usar o método da associação livre de forma a contornar a resistência.




13) As principais ideias de Freud a respeito da sexualidade: o que é sexualidade, afirmação da sexualidade infantil, fases da libido, pulsão (quatro elementos das pulsões e as duas modalidades de pulsão)....
tracking img