Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Autores da Gestalt
Max Wertheimer (1880-1943)
Era um psicólogo nascido em 1880, na cidade de Praga, Alemanha. Max Wertheimer é considerado, juntamente com Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, um dos fundadores da psicologia da "Gestalt". As suas idéias tiveram um valor extremamente importante para a psicologia, sobretudo no campo da percepção. Max Wertheimer defendia que a explicação paraos fenômenos psíquicos estaria fundamentada na descrição do campo fenomenal. Foi um dos fundadores da revista Psychological Research, que se tornou a publicação oficial da escola de pensamento da psicologia da Gestalt.
Kurt Koffka (1886–1941)
Foi um psicólogo alemão, que nasceu em 1886, estudou nas Universidades de Berlim e Edimburgo, fazendo doutorado na universidade de Berlim. Em Frankfurtconheceu Köhler e Wertheimer com quem vai fundou uma corrente designada por Gestaltismo. Depois da Segunda Guerra Mundial ele vai para os Estados Unidos da América onde desenvolve intensa atividade em instituições do ensino superior. Em 1921, ele publicou um livro a respeito da psicologia do desenvolvimento infantil, que teve sucesso na Alemanha e nos Estados Unidos. Publicou a Juntamente Com Köhlerpromove as idéias gestaltistas junto dos psicólogos americanos expondo-as na sua obra mais importante:Principles of Gestalt Psychology, falecendo em 1941 na cidade de Massachusetts.
Wolfgang Kohler(1887–1967)
Psicólogo alemão, que foi o porta voz do movimento da gestalt. Wolfgang Kohler nasceu a 21 de janeiro de 1887. Realizou experiências com chimpanzés na tentativa de perceber a forma comoestes resolviam problemas, ou seja, tentando avalia-los em termos de aprendizagem e percepção. Ele defendia que existia uma analogia entre a forma que percebemos no espaço e aquela que o funcionamento dos nossos órgãos perceptivos adota. Neste sentido, o nosso espaço real é apreendido na forma a nossa percepção. Morreu na cidade de Enfield a 11 de junho de 1967.
Conceito de Aprendizagem, segundo aGestalt
As teorias de campo, como são chamados as teorias gestáltistas enfatizam a percepção no processo da aprendizagem ao invés das respostas, como ocorre nas teorias conexionistas ou associacionistas, em geral. As teorias gestaltistas não enfatizam a sequencia estimo-resposta, mas o contexto ou campo, no qual o estimulo ocorre e o insight derivado, quando a relação entre e o estimulo épercebida pelo aprendiz.
Segundo essa teoria o que é aprendido é mais do que a soma, do que os padrões de estimulo-resposta particulares, que ocorreram, ou seja, o todo é maior do que a soma de suas partes. Existem concordância entre os associacionistas e os gestaltistas, em relação que a aprendizagem consiste em perceber, responder e generalizar, mas há discordância na importância relativa de cadaelemento e na forma como a compreensão se realiza.
A base da Gestalt tem como foco, principalmente, no esclarecimento do fenômeno do insight com a formação de conceitos. Para os gestaltistas a aprendizagem é determinada pelo padrão, ou configuração ou Gestalt dos estímulos. O caráter do campo perceptual é determinado com a interação dos elementos estimuladores no campo.
A aprendizagem é,principalmente, o problema de perceber relações, estruturar o campo perceptivo. A compreensão da situação da situação problemática só ocorre com o insight, que permitiu a formação da Gestalt ou estrutura mesmo. Portanto, pensar é compreender uma globalidade e não perceber elementos isolados. Não perceber uma estrutura é não estar apto para uma atividade de pensar. E assim, aprender é reagir a situaçõestotais, significativas, e não a elementos isolados do mundo ambiente, descobrindo as relações no todo percebido. A aprendizagem é um processo ativo e global.
Os princípios da Gestalt levaram os educadores a modificar as técnicas de trabalho, pela organização das matérias e da atividade do educando em unidades mais amplas ou, segundo os termos gestaltistas, em todos significativos.

Principais...
tracking img