Gestalt-teterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Gestalt-Terapia? Como se realiza esse trabalho?

A Gestalt-Terapia (GT) é uma prática clínica da Psicologia que tem como objetivo a busca da congruência entre os pensamentos, os sentimentos e as ações, estando toda a utilização de suas técnicas subordinada a tal objetivo.
Suas bases filosóficas são Humanismo, o Existencialismo e a Fenomenologia.
As principais influências teóricassão: a Psicologia da Gestalt; a teoria de campo de Kurt Lewin e a teoria organísmica de Kurt Goldstein.
A GT enfatiza os aspectos conscientes e a experiência no presente do indivíduo.
Nessa abordagem, todo e qualquer objeto de investigação deve ser analisado dentro de uma relação figura-fundo ou parte-todo.
Atualmente, chama-se de abordagem gestáltica à utilização dos princípios da GT em outrasáreas da Psicologia, além da clínica.

Quais são os principais representantes?

O principal representante da GT é Friedrich Salomon Perls, que americanizou seu nome para Frederick Perls e é mais conhecido por Fritz Perls.
Fizeram parte da organização teórica da GT, além de Fritz Perls, sua mulher Laura Perls, Paul Goodman, Elliot Shapiro, Paul Weiz, Ralph Hefferline e Jim Simkin.
Naatualidade os prinicipais são: Erving Polster, Joseph Zinker, Gary Yontef, Serge e Anne Ginger, Cláudio Naranjo, Richard Hycner, Jean-Marie Robine, Violet Oaklander, Gordon Wheeler.

Qual o objetivo do trabalho terapêutico?

O principal objetivo da GT é o de ajudar o cliente a alcançar awareness e desenvolver nele, uma atitude permanente para alcançá-la.
O gestalt-terapeuta tenta desenvolver nocliente uma atitude de congruência entre o pensar, o sentir e o agir.
Em termos práticos, o cliente deve aprender a discriminar sensações e sentimentos, identificar quais necessidades estão relacionados a esses e se responsabilizar pela satisfação dessas necessidades.
O terapeuta participa ativamente como facilitador do processo de awareness do cliente, sua presença é fundamental como parte darelação EU-TU que deve ser estabelecida para que o cliente possa experienciar seus sentimentos e sensações.
As maiores dificuldades para alcançar awareness residem na resistência da pessoa em entrar em contato com sentimentos e sensações que possam colocar em risco a “barganha” que o sujeito fez com o mundo e colocá-lo diante do risco de abandono.

Algumas diferenças entre a Gestalt-terapia eoutras abordagens conhecidas.

Embora existam muitas diferenças entre a GT e outras abordagens, podemos assinalar algumas das mais importantes.

Em relação à Psicanálise:
Enquanto a Psicanálise tem como principal objeto de estudo a dinâmica do Inconsciente, isto é, entender a dinâmica da personalidade envolve entender a dinâmica do Inconsciente. Para a GT o principal objeto de estudo sãoos modos de interação da pessoa, isto é, para entender a dinâmica da pessoa é necessário ajudá-la a dar-se conta de como ela se relaciona.
Enquanto a Psicanálise discute a relação terapeuta-cliente através dos conceitos de transferência e contratransferência, a GT utiliza o conceito Relação Dialógica.

Em relação à TCC:
Enquanto a TCC visa à mudança de comportamento, a GT busca desenvolver nocliente uma atitude de dar-se conta de suas necessidades e assumir a responsabilidade pelas suas escolhas, o que significa que o cliente pode não mudar o comportamento.

Em relação à Terapia existencial:
Embora a Terapia Existencial e a GT tenham bases filosóficas comuns elas possuem muitas diferenças entre si.
A diferença mais visível talvez seja a da postura do terapeuta dentro da sessão.Enquanto o terapeuta de Existencial coloca-se menos envolvido na relação direta com o cliente (para não tirar a responsabilidade sobre suas escolhas), o gestalt-terapeuta interage mais por conta da relação dialógica.

Como a Gestalt entende o sintoma?

É focalizado como uma forma criativa de utilização de recursos disponíveis para superar as dificuldades de interação com o meio. Isso...
tracking img