Gestalt do objeto - sistema de leitura visual da forma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro 'Gestalt do Objeto' tem como fundamentação cientifica os estudos e pesquisadas realizadas pela Escola Gestalt, no campo da Pscicologia Perceptual da Forma.
A Gestalt é uma Escola de Psicologia Experimental. Considera-se que Von Ehrenfels, filósofo vienense de fins do século XIX, foi o percursor da psicologia da Gestalt. Mais tarde, por volta de 1910, teve seu inicio mais efetivo por meiode três nomes principais: Max Wertheimer (1880/1943), Wolfgang Kohler (1887/1967) e Kurt Kofka (1886/1941), da Universidade de Frankfurt.
O movimento gestaltista atuou principalmente no campo da teoria da forma, com contribuição relevante aos estudos da percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinânima de grupos sociais. através de inumerosestudos e pesquisas experimentais, os gestaltistas formularam suas teorias acerca dos campos mencionados. Em síntese, a Gestalt contribui para o entedimento na formação de imagens, os fatores de equilíbrio, clareza e harmonia visual. Que constituem para o ser humano uma necessidade e, por isso, considerados indispensáveis, seja numa obra de arte, num produto industrial, numa peça gráfica, numedifício, numa escultura ou em qualquer outro tipo de manifestação visual.
Além das leis de Gestalt, foram acrescentadas duas classes de categorias conceituais para complementar este sistema de leitura visual e torná-lo mais eficaz. As categorias conceituais fundamentais e as categorias conceituais.
A seguir são colocadas as categorias conceituais fundamentais consubstanciadas na harmonia, no contrastee no equilibrio visual, com suas respectivas propiedades e desdobramentos em formulações opostas.
Harmonia: A harmonia diz respeito à disposição formal bem organizada no todo ou entre as partes de um todo. Na harmonia, predominam os fatores de equilibrio, de ordem e de regularidade visual inscritos no objeto ou na composição possibilitando, geralmente, uma leitura simples e clara.
A harmonia é,em síntese, o resultado de uma perfeita articulação visual na integração e coerência formal das unidades ou partes daquilo que é apresentado, daquilo que é visto.
Harmonia, Ordem: A harmonia por ordem acontece quando se produz concordâncias e uniformidades entre as unidades que compõem as partes do objeto ou o própio objeto como um todo.
Obtém-se ordem pela presença de relações ordenadasnaquilo que é visto ou, ainda, por compatibilidade de linguagens formais. Ou seja, quando não existem alterações ou conflitos formais no padrão ou no estilo do objeto.
Harmonia, Regularidade: A obtenção da harmonia por regularidade consiste basicamente em favorecer a uniformidade de elementos no desenvolvimento de uma ordem tal em que não se permitam irregularidades, desvios ou desalinhamentos e, naqual, o objeto ou composição alcance um estado absolutamente nivelado em termos de equilibrio visual.
Desarmonia: A desarmonia é a formulação oposta da harmonia. A desarmonia é, em síntese, o resultado de uma desarticulação na integração das unidades ou partes constituintes do objeto, daquilo que é visto.
Ela se caracteriza pela apresentação de desvios, irregularidades e desnivelamentos visuais,em partes ou no objeto como um todo.
Desarmonia, Desordem: A desarmonia por desordem visual acontece quando se produz discordâncias entre elementos ou unidades dentro e partes de um todo ou do propio objeto como um todo.
A desarmonia por desordem se caracteriza tambem pela ausencia de relações ordenadas naquilo que é visto por incompatibilidades de linguagens formais ou, ainda, quando os desviossão bastantes fortes para alterar o padrão ou estilo visual do objeto.
Desarmonia, Irregularidade:
A desarmonia por irregularidade é um fator oposto ao de regularidade. Ela se caracteriza pela ausência de ordem e de movimento.
Não obstante, este conceito pode ser utilizado como um fator muitas vezes estratégico, com o propósito de causar efeitos visuais inesperados ou insólitos do ponto de...
tracking img