Gestalt do obejto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"A grande sacada da Gestalt é que a mente percebe o mundo de uma forma organizada, que não pode ser dividida em seus elementos constituintes."

Para que serve a Gestalt?Gestalt, essa palavra serve para designar a psicologia da forma.Nossa mente procura sempre a solução mais simples para um problema. Muito do que estudamos sobre Gestalt é em relaçãoa como estes grupos se formam e qual efeitos eles possuem em nossa percepção. A Gestalt propõe uma série de leis que organizam a percepção, a maneira como percebemos as formas e asensação que isso nos causa. Com ela podemos entender que o todo é maior do que a soma das partes que o constituem e que, portanto, a percepção do todo é maior que a soma daspartes percebidas.

"Separar fundo de imagem"

Leis da Gestalt do Objeto

Unidade: A unidade é identificada em um unico elemento, que se encerra em si mesmo.

Ex: O "T" é umaunidade continua, que fecha em si mesma. Já o "E" é uma unidade composta, formando sub unidades

Segregação: Segregação é a parte que se evidencia em relação as outrasunidades.

Unificação: Consiste na igualdade ou semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual. A unificação é a igualdade/harmonia  dos estímulos transmitidos pelos elementosvisuais. Quanto maior o equilíbrio dos elementos visuais, maior é a sensação de unificação. Ou seja, a unificação se da quando vários objetos formam um unico, quando olhamos para aroda não vemos por exemplo o aro e os raios vemos uma simples roda de bicicleta.

Fechamento: Os objetos são percebidos como formando uma unidade completa, ainda que sejaminterrompidos por lacunas.

 Continuidade: Itens com interrupções minimas são percebidas como unidades. Ela permite a continuidade de um movimento para uma direção pré estabelecida.
tracking img