Gestald

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Psicologia da Forma: Gestalt

 

A gestalt, também chamada de psicologia da forma, é uma teoria fundamentada em estudos sobre a percepção humana. A pesquisa teve início no século 19, naAlemanha e Áustria, mas foi influenciado pela fenomenologia e por apontamentos de filósofo norte-americano William James (1842-1910).
Max Wertheimer (1880-1943), Kurt Koffka (1886-1940) e Wolfgang Köhler(1887-1967) são considerados os fundadores da linha, graças a um trabalho sobre a percepção visual publicado em 1912. Friederich Salomon Perls (1893-1970), ou apenas Fritz Perls, desenvolveu agestalt-terapia.

Uma taça ou dois rostos? Imagens como esta são exploradas nas pesquisas da gestalt

2.      Resumo
 
A teoria gestáltica é conhecida como a Psicologia da Forma. Alguns autores deixaramalgumas marcas nessa psicologia, como Kant que dizia que a percepção não é mera combinação passiva de elementos sensoriais, mas a organização desses elementos numa experiência unitária, a menteorganiza a percepção. Outro antecessor da teoria gestáltica foi Franz Britano. Ele dizia que a Psicologia é o estudo do processo. O físico Ernest Mach também contribuiu falando da sensação da formaespacial, como um círculo ou outra forma geométrica, e da sensação da forma de uma melodia. Apesar dessas obras terem influenciado na teoria gestéltica, seus fundadores negam qualquer relação com essesautores. A Fenomenologia, um movimento intelectual, foi uma grande influência que favoreceu o aparecimento da Psicologia da Forma. Ela refere-se a uma descrição livre e imparcial da experiência imediata. AGestalt nasceu sobre o signo da Física moderna e um dos seus principais fundadores foi Max Wertheimer que fez experimentos sobre a visão do movimento aparente , concluindo que ele não precisa serexplicado nos termos estruturalistas. Outro pesquisador que contribuiu positivamente para a Psicologia da Forma foi Kurt Koffka com a teoria gestáltica da percepção, contribuindo para o maior prestígio...
tracking img