Gest o de efluentes agr colas urbanos e industriais

1175 palavras 5 páginas
Gestão de efluentes agrícolas, urbanos e industriais
Biofísica – Biomedicina
3° Período

Introdução
Efluentes são os resíduos provenientes das atividades humanas (industriais, urbanos e agrícolas) são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. Cada efluente possui característica própria inerente à sua procedência, podendo conter as mais variadas substâncias de origem química ou orgânica, seja ela para reuso, biodegradável, poluente, tóxica etc.

Efluentes gasosos
Chaminés industriais são os maiores emissores deste tipo. Seus níveis de emissão foram determinados pelo famoso "Protocolo de Kioto".
 Efluentes Líquidos

São os resíduos provenientes dos esgotos sanitários, das indústrias, dos lixões, das redes pluviais e da agricultura, resultado das atividades humanas. A biotecnologia permite a amenização das possíveis contaminações ao oferecer determinados tipos de tratamentos para esses efluentes gerados.

Efluentes Industriais
De acordo com a Norma Brasileira — NBR
9800/1987, efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico. O conhecimento da vazão e da composição do efluente industrial possibilita a determinação das cargas de poluição / contaminação, o que é fundamental para definir o tipo de tratamento, avaliar o enquadramento na legislação ambiental e estimar a capacidade de autodepuração do corpo receptor. Desse modo, é preciso quantificar e caracterizar os efluentes, para evitar danos ambientais, demandas legais e prejuízos para a imagem da indústria junto à sociedade. Alternativas de Tratamento
Qualquer que seja a solução adotada para o lançamento dos resíduos originados no processo produtivo ou na limpeza das instalações, é fundamental que a indústria disponha de sistema para tratamento ou condicionamento desses materiais residuais. Para isso é preciso que sejam

Relacionados