Gest o de Crise Caso P36

2094 palavras 9 páginas
1. Introdução

Sobre a plataforma
Considerada a maior plataforma de produção de petróleo em alto-mal, a P-36 visava viabilizar a produção e exploração petrolífera, mas, também, servia como um ótimo ícone da importância e tecnologia da Petrobrás. A megaestrutura operacional custou cerca de 350 milhões de dólares para estatal brasileira. Começou a ser construída pelo casco na Itália, em 1995, e foi concluída no Canadá somente em 2000. Começou a ser operada pela Petrobrás em 2000, no campo do Roncador, Bacia de Campos, localizando-se a 130 quilômetros do Rio de Janeiro e produzindo cerca de 84 mil barris de petróleo por dia.
P-36 e o acidente
No dia 15 de março de 2001, durante a madrugada, ocorreram duas explosões que afetaram a estrutura da plataforma. Contabilizou-se 175 pessoas a bordo, das quais 11 morreram. Os mortos eram da equipe de emergência. Depois das explosões, a plataforma tombou em 16 graus, devido ao bombeio de água para interior e começou alagar rapidamente, mesmo depois das tentativas dos engenheiros de equilibrar a plataforma e evitar afundamento da estrutura. No dia 20 de março, a plataforma naufragou em uma profundidade de 1200 metros, contendo 1500 toneladas de óleo. A plataforma tinha promessa de produzir 84 mil barris de petróleo por dia.

A análise e os relatórios
Após investigações sobre a causa do acidente, a ANP - Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis - concluiu que o acidente foi causado por erros de projetos, manutenção e operação. As análises efetuadas conduziram, também, a inúmeras não conformidades.
De acordo com o relatório da ANP, houve não conformidades quanto aos procedimentos regulamentares de resposta a emergência, com ênfase na falha do sistema de comunicação e deficiência da coordenação entre a equipe de resposta à emergência e comando da plataforma.
Além disso, foram constatadas, também, não conformidades relativas aos procedimentos de manutenção e operação. Foram elas: falha no funcionamento dos

Relacionados