gest sddkf

3782 palavras 16 páginas
QUESTIONÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA
1 – Explique a afirmação de Max Weber sobre o monopólio da violência legítima que teria o Estado:
R: O Estado é responsável pela organização e pelo controle social. Desta forma, ele teria o direito de ser violento sempre que necessário para garantir que o interesse público se sobrepusesse ao interesse do particular. Essa coerção preferencialmente se traduziria na aplicação de leis severas.
2 – Estabeleça um paralelo entre a situação da autoridade monárquica antes e durante o Regime Absolutista:
R:
Antes do Regime Absolutista Durante o Regime Absolutista
O Rei tinha poder ilimitado O Rei tinha plena autoridade
Tendências autônomas da nobreza Submissão da nobreza à autoridade real
Intromissão da Igreja em assuntos de política Subordinação do poder espiritual
Intromissão do Parlamento no campo político Limitação da autoridade do Parlamento

3 – No Estado Natureza não há a figura do Estado disciplinando a vida em sociedade. Os indivíduos seriam livres para se autogerir. Por que, então, o homem moderno delegou autoridade ao Estado para que este o representasse?
R: Essa opção racional baseia-se na constatação de que o homem em sociedade seria incapaz de harmonizar tantos interesses distintos e por vezes conflitantes. Assim, da Teoria de Legitimação do Poder do Estado pelo Estado Natural surge o Contrato Social. No Contratualismo, a sociedade delegaria ao Estado a autoridade para interferir na sua própria vida em troca da garantia do equilíbrio coletivo.
4 – O Patrimonialismo é o modelo caracterizado pela impossibilidade de distinção entre os interesses públicos e os interesses privados, onde o aparelho do Estado funciona quase como uma extensão do poder dos governantes. Como isso pode ser sentido ainda hoje pela sociedade?
R: O Patrimonialismo se traduz atualmente na forma com o agente público trata o cidadão comum que recorre ao serviço estatal. A postura do servidor na maioria das vezes é a de quem está prestando um favor, e

Relacionados