Gestão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Remuneração por Competências: Uma alavanca ao Capital Intelectual
O aumento do interesse pela remuneração por competências é fruto da convergência de vários fatores, entre eles o crescimento do setor de Serviços na economia, que exigiu uma forte demanda por profissionais mais qualificados.
A ascensão das Empresas de conhecimento intensivo nos anos 90, principalmente nos setores de altatecnologia, como informática e biotecnologia, assim como serviços especializados, exigiram o desenvolvimento de novas habilidades técnicas para novas atividades.
A partir de então, diversas outras empresas começam a procurar soluções criativas para remunerar seus funcionários, pois o conceito de funcionário especialista começa a perder força e surge o funcionário generalista, aquele funcionário que, alémde deter conhecimento técnico em suas atividades-fim, agrega outras habilidades para a realização de outras atividades relacionadas a seu cargo.

Com esse aprimoramento, as empresas passam a ter ganhos maiores, pois se tornam mais preparadas para competir, porque reúnem grupos de pessoas mais qualificadas, o que é essencial para a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Pois oque importa é a sua flexibilidade e não somente as execuções de suas tarefas relativas ao seu cargo.

O resultado é que muitas empresas começaram a desenvolver projetos relacionados ao tem “competências”, procurando identificar conhecimentos, comportamentos e atitudes necessárias para fazer frente a essa nova realidade.

Definindo Remuneração por Competências

Um número crescente deorganizações vem buscando forma de remuneração que desvinculem o reconhecimento de seus profissionais a cargos e funções, uma vez que representam uma dimensão muito restrita ao conjunto de processos dentro das empresas.

A remuneração por habilidades foi uma primeira resposta para mudar o conceito tradicional de cargos e funções, mantendo, porém, seu foco em atividades técnicas e operacionais,caracterizadas pela reprodutibilidade, variedade controlada e previsibilidade.

Na implantação da remuneração por competências, o principal fator crítico do sucesso é a definição dos aspectos que irão compor o sistema e seu alinhamento com as estratégias da empresa.

Competência na definição de um tradicional Dicionário: "Capacidade de realização de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazerdeterminada coisa; Capacidade; Habilidade; Aptidão; Idoneidade." e Habilidade: "Qualidade ou caráter de hábil."

Assim, dentro do contexto de RH, definimos competências como o conjunto de conhecimentos técnicos e comportamentais adequados, agregáveis e visíveis aos clientes e fornecedores internos e também mensuráveis conforme metodologia sistêmica estabelecida. Competência significaconhecimento aplicado para melhor desempenho do grupo e da organização.

Do ponto de vista hierárquico das competências, identificamos aquelas estratégicas para a organização, definidas e alinhadas com macro-valores organizacionais, aquelas estratégicas para a área e finalmente as competências específicas para as funções/processos. As competências são mais genéricas e abstratas do que as habilidades.Nível Estratégico das Competências:

Para que uma competência seja considerada essencial deve passar por três testes:
1. Valor percebido pelos clientes, permitindo a empresa agregar valor de forma consistente e diferenciada a seus clientes.
2. Diferenciação entre concorrentes, diferenciando-se de seus competidores, como é percebida pelo mercado como específico da marca, do produto, da própriaempresa.
3. Capacidade de expansão, como sustenta novos produtos e serviços.

Identificando Competências

Uma das tarefas mais importantes na construção de um sistema de remuneração por competências e a identificação das competências. As estratégias são o ponto de partida e devem ser desdobradas em conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para todos os profissionais.

Como...
tracking img