Gestão

Páginas: 11 (2510 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Desde o início dos tempos, o Homem enquanto ser social, tem procurado garantir maiores possibilidades de sobrevivência e perpetuação ao conviver com outros elementos da sua espécie, assim tem-se integrado em grupos ou estruturas com determinada organização, como por exemplo a família, de forma a satisfazer as suas necessidades. Apesar da família ser uma organização universal e cada um ter a suaprópria ideia de concepção de família, não é tarefa fácil proceder a uma definição concreta e universal acerca da sua verdadeira essência.
Uma família é um grupo de pessoas unidas directamente por laços de parentesco, na qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças. É usual que os membros constituintes de uma família compartilhem do mesmo sobrenome, que foi herdado dosascendentes directos. O termo família, geralmente encontra-se associado a uma fonte essencial de amor, afecto, segurança, companheirismo, conforto e protecção. A família é considerada como a unidade básica da estrutura da sociedade. Determinados problemas, relacionados com o comportamento dos jovens, como a delinquência, toxicodependência ou a violência, são atribuídos imediatamente às falhas de algumasfamílias em pôr em prática os valores e padrões de comportamentos tradicionais.
Todas as famílias assumem uma estrutura característica. Podemos definir estrutura como “uma forma de organização ou disposição de um número de componentes que se inter-relacionam de maneira específica e recorrente” (WHALEY e WONG, 1989; p.  21). Assim, a estrutura familiar, segundo Stanhop e Lancaster, é o “modocomo as partes estão organizadas e como se interrelacionam com vista ao funcionamento da família”, e por isso representa “as posições ocupadas pelos indivíduos que estão envolvidos dentro da unidade familiar de uma forma regular, com ocorrência de interacções e relações”. Esta estrutura tem uma grande capacidade de adaptação, tendo-se verificado constantes reformulações na sua constituição. Ao longodos últimos anos, ocorreram diversas modificações sociais, tais como: o aumento do número de divórcios, o planeamento familiar, a diminuição do número de filhos do casal, a alteração do papel da mulher e a valorização do amor, que tiveram um impacto directo na estrutura da família.
Na grande maioria das sociedades pode-se reconhecer aquilo que os sociólogos e os antropólogos designaram comofamília nuclear. A estrutura nuclear tradicional pressupõe a presença de dois pais, um homem e uma mulher e respectivos filhos, biológicos ou adoptados, residindo num ambiente familiar comum onde as tarefas estão estritamente repartidas entre os dois pais. No modelo de “família tradicional”, um dos adultos pode trabalhar fora da sua habitação, enquanto a obrigação de cuidar da casa e das crianças ficaincumbente ao outro. Em termos práticos, o pai fica encarregue do sustento do lar, sendo a mãe o progenitor responsável pelo trabalho doméstico e pelas crianças. Esta especialização dos papéis compreendeu a atribuição de um papel instrumental de “ganha-pão” ao marido, e de um papel mais relacionado com a vertente emocional e afectiva à esposa. Toda a autoridade era conferida ao homem, enquanto àmulher era atribuído um papel secundário. Actualmente as relações tendem a ser mais igualitárias, com divisão de tarefas quase similar, a mulher tem o direito de tomar decisões, de trabalhar fora de casa, de interagir em todas as situações que dizem respeito à família. Antigamente, as mulheres não tinham direito a opinar, ou sequer a trabalhar fora de casa. Actualmente são elas quem dirige muitosdos cargos mais elevados existentes na sociedade. Ainda assim, estudos comprovam que as “mulheres continuam a carregar uma maior responsabilidade nas tarefas domésticas, possuindo menos tempo de lazer do que os homens, apesar de um número cada vez maior de mulheres trabalharem num emprego pago fora de casa” (Gershunny et al., 1994; Hochschild, 1989; Sullivan, 1997). Mas dado que vivemos num...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!