Gestão e marketing

Páginas: 22 (5366 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
6. UM ESTUDO DE CASO EM FLORIANÓPOLIS

6.1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de ilustrar as propostas desse trabalho, foi realizado um estudo de caso, baseado em uma escola de 1º grau na cidade de Florianópolis, a Escola da Ilha. Devido à situação instável do país, o aumento da concorrência e o desejo de melhorar, a organização buscava identificar saídas, através de um processo de planejamentoestratégico participativo.
A partir da leitura, interpretação e análise das informações obtidas foi obtida uma descrição da situação atual da organização. Com ele, foi possível identificar a missão, visão, negócio da organização, bem como realizar uma análise dos ambientes interno e externo, e as questões estratégicas com suas respectivas ações. Foram enfatizadas questões ligadas à administração darotina e à administração das mudanças.

6.2. METODOLOGIA UTILIZADA

6.2.1. Natureza do Trabalho
Este estudo de caso foi uma aplicação, em uma organização, da proposta apresentada de administração estratégica participativa. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, considerando o ambiente como agente influenciador da organização. Essa a abordagem mostra-se adequada para o estudo dasmudanças estratégicas organizacionais.
À medida em que os dados foram sendo coletados, eles foram analisados através da confrontação com outras idéias, teorias e fatos observados, propiciando assim, os elementos necessários para produzir confiabilidade e consistência no estudo.

6.2.2. Formulação do Problema do Trabalho
Procurou-se identificar as estratégias existentes na escola: finalidades eprincípios que norteiam seu funcionamento, políticas existentes, estratégias adotadas em relação à parte pedagógica e administrativa, organograma atual e as principais atribuições de cada elemento da organização (vide anexos).
Com os dados obtidos realizou-se uma análise crítica, e a partir do diagnóstico, foram discutidas as ações estratégicas para a organização. Foi utilizado um modelo deplanejamento estratégico participativo, com as adaptações necessárias para a utilização na organização escolhida.

6.2.3. Descrição do Processo

O processo teve princípio com reuniões iniciais com a diretoria, para sensibilização e definição de como seria realizado o planejamento, a necessidade de participação de todos na coleta de informações, a periodicidade de reuniões e a possibilidade deentrevistas de acordo com a disponibilidade dos entrevistados.
Nas reuniões posteriores, houve a presença e participação de todos os elementos da organização. Nelas, foram definidas: o negócio, a missão, a visão, as oportunidades, as ameaças, os pontos fortes e fracos, as questões estratégicas e suas ações. As entrevistas e a distribuição de questionários foram relevantes para identificação dosníveis da administração na organização.
Foi utilizado nas reuniões, com todos os elementos da Escola da Ilha, o "shake-down" para o levantamento dos problemas. Este procedimento consiste na coleta de informações de forma participativa, com distribuição de papéis onde são escritos os principais problemas da escola. "... é um levantamento sumário dos problemas de sua gerência por você, seu staffe seus colaboradores imediatos." [CAMPOS,1994:114]

6.3. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

6.3.1. Evolução e Situação Atual da Organização
Em dezembro de 1989, a Escola da Ilha principiou seus trabalhos de pré-escola com 56 alunos, entre 3 a 6 anos. No ano seguinte, a escola obteve autorização da SEC/SC para a implantação das séries iniciais de 1º grau e, em 1992 o número de alunospassou para 92. Desde então, este número tem aumentado constantemente. Em 1996, a escola possuía 296 alunos, e atualmente se encontra com 426 alunos.
A organização sempre optou por uma proposta pedagógica diferenciada, em lugar das "tradicionais". Ela visa atender uma clientela que busca um diferencial na forma de ensinar. Entre outras qualidades podemos citar: o atendimento individualizado ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Marketing
  • GEstão Marketing
  • Gestão de marketing
  • Gestão de marketing
  • Gestao de Marketing
  • Gestao em marketing
  • Gestão de marketing
  • Gestao de marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!