Gestão responsavel para desenvolvimento sustentável

Páginas: 32 (7946 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
RICARDO PERRUCINI DE OLIVEIRA RA 1039134

Administração de Empresas

GESTÃO RESPONSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Orientador: Profº Altair de Oliveira Galvão

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2011
GESTÃO RESPONSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumo: O artigo coloca em atenção a importância da informação ambiental, conscientização e necessidade da formação de uma nova culturade desenvolvimento sustentável em função das consequências do atual cenário industrial globalizado no que diz respeito a agressão ao meio ambiente devido a evolução empresarial, mostro neste trabalho a necessidade da conscientização da nova geração de gestores empresariais que atuam e que atuarão no controle de novos e de já existentes empreendimentos empresariais no que diz respeito aodesenvolvimento sustentável. Todas as decisões dos órgãos de gestão devem ser tomadas visando à harmonia entre o patrimônio e o ambiente ecológico. A tempos e mais precisamente desde o início da revolução industrial até os dias de hoje, o modelo de desenvolvimento implantado pelas nações sempre foi gerado sem dar importancia à natureza, à qualidade de vida da humanidade e o impacto causado por este sobre arealidade e as condições sociais das populações envolvidas, levando o nosso planeta a atual situação de degradação e devastação ambiental, pobreza e miséria. Nos últimos tempos, as organizações empresariais e conseqüentemente a administração destas, têm-se influenciada pelas incidências de novas variáveis: novas tecnologias, consideração primordial do ativo humano, na racionalização dos custos,gestão das atividades, etc., que vem contemplar e aperfeiçoar a doutrina existente. Os gestores devem participar de forma ativa neste processo de planejamento, avaliação e controle das questões sociais e ambientais, registrando e divulgando as medidas adotadas e os resultados alcançados. A crescente importância da gestão ambiental na empresa , principalmente nas indústrias, que facilmenteultrapassam o limite de resíduos que poluem o ambiente o que mostra a urgente necessidade do compromisso dos gestores em minimizar a degradação dos recursos naturais por consequência do desenvolvimento sem uma responsabilidade sustentável.

Introdução: Atualmente estamos testemunhando um processo de transformação ou crise global, o qual pode ser indicativo da emergência de uma nova lógicacivilizatória, baseada em novos valores, novos modelos societários e novos padrões de acumulação. O sentido da mudança permanece, até o presente, em grande medida da incerteza e da imprevisibilidade.
A preocupação mundial em torno do meio ambiente caminha para um consenso em torno da adesão a um novo estilo de desenvolvimento que deve combinar eficiência econômica com justiça social e prudência ecológica. Acombinação desses elementos somente será possível se houver um esforço conjunto de todos com objetivo de atingir o bem-estar geral no futuro.
A temática que cerca o desafio da sustentabilidade ambiental requer em uma primeira análise a contemplação de mecanismos conceituais e estruturais que se evidenciam principalmente no que diz respeito à interação entre homem e natureza.
O ser humano de ummodo geral, após ter sobrecarregado o meio ambiente ao longo da história, agora parece se dar conta de que os recursos naturais existentes são finitos e clamam por certos cuidados, ao menos para garantir sua lenta renovação na natureza e minimizar os efeitos decorrentes da má gestão implantada pelo homem com o passar dos anos.
A crescente internacionalização das economias e o aumento dainterdependência dos sistemas políticos em escala global constituem aspectos importantes desse cenário, no qual as redes informacionais, financeiras e mercantis assumem caráter estratégico, colocando-se em discussão o princípio da soberania das nações e o papel do Estado, à medida que as fronteiras nacionais vão perdendo importância, ou ganhando novos significados. Como parte dessa dinâmica, vive-se uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GESTÃO AMBIAENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável
  • GESTÃO AMBIENTAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  • O papel da gestão empresarial socialmente responsável para uma sociedade sustentável
  • O papel da gestão empresarial socialmente responsável para uma sociedade sustentável
  • O papel da gestão empresarial socialmente responsável para uma sociedade sustentável
  • O papel da gestão empresarial socialmente responsável para uma sociedade sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!