Gestão por resultados

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |

Disciplina: Gestão por Resultados
Curso: Gestão em Administração Pública
Professor: Rosa Beatriz Madruga Pinheiro
Nome do aluno: Natanael da Silva Oliveira
Data: 18/08/2011

Orientações:
▪ Procure o professor sempre quetiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o texto a seguir.

O Brasil hoje já é umas das grandes potências emergentes, um país que busca cada vez mais desenvolver seu potencial, e concomitantemente melhorara qualidade de vida de sua população, seus cidadãos estão progressivamente se adaptando a estas mudanças e crescendo junto com estas. Dentro deste novo panorama cresce a necessidade de se buscar uma maior qualidade de atendimento a este cidadão mais exigente. No serviço público esta expectativa não poderia ser diferente. Mas o que se verifica ao examinarmos o atual padrão da qualidade dosserviços públicos prestados no país é que este permanece, lamentavelmente, aquém de um serviço público eficiente. Segundo Bresser Pereira (2005, p.24) “Os cidadãos estão-se tornando cada vez mais conscientes de que a administração pública burocrática não corresponde às demandas que a sociedade civil apresenta aos governos no capitalismo contemporâneo.”

1. A qualidade da gestão pública no Brasil é umdos temas estudados no conteúdo. Dentro deste contexto e utilizando os conhecimentos adquiridos na unidade que aborda o gerenciamento por resultados na Administração Pública, apresente um caso concreto que responda à seguinte questão: “Como tornar a administração pública brasileira mais eficiente?"

Resposta: Para se tornar mais eficiente, a administração pública deve adotar algumas medidas, taiscomo: seguir as tendências tecnológicas, qualificar o quadro de funcionário e os gerentes, fazer reestruturação na hierarquia e uma maneira inovadora de realizar seus serviços utilizando os benefícios desses novos recursos.
Vale ressaltar, que a administração pública depende do orçamento público para poder fazer aquisições, pois tem um valor estabelecido por lei. Logo, se não tiver valoresdisponíveis, a administração deverá aprimorar seus serviços com os recursos dos meios já disponíveis.

2. No estudo da disciplina, verificou-se que a Administração Pública é uma organização que o Estado utiliza para canalizar adequadamente as demandas sociais, que serão atendidas por meio da transformação dos recursos públicos em ações modificadoras da realidade, mediante a produção de bens, serviços eregulações.
Neste sentido, com base nos conhecimentos adquiridos, explique qual o significado real da reforma administrativa e qual é o seu propósito.

Resposta: Preocupa-se mais com a eficiência da Administração Pública, a qualidade dos serviços prestados e as necessidades vitais da coletividade. O dinamismo operacional desaguou numa inevitável descentralização administrativa, e porque nãodizer, numa flexibilização da administração.
São quatro os setores do Estado que são enumerados: o Núcleo Estratégico, as Atividades Exclusivas, os Serviços Não-Exclusivos e a Produção de Bens e Serviços para o Mercado.
Os Serviços Não-Exclusivos correspondem aos setores onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações pública não-estatais e privadas. As instituições deste setor nãopossuem o poder de Estado. Este, entretanto, está presente, porque os serviços envolvem direitos humanos fundamentais, como os da educação e da saúde. São exemplos desse setor: as universidades, os hospitais, os centros de pesquisa.
A Produção de Bens e Serviços para o Mercado corresponde a área de atuação das empresas. É caracterizado pelas atividades econômicas voltadas para o lucro que ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gestão por resultados
  • Gestão por Resultados
  • gestao por resultados
  • Gestao Por Resultados
  • Práticas de gestão / resultados
  • gestao de resultados na administração publica
  • GESTÃO DE RESULTADOS ORGANIZACIONAIS
  • GESTÃO POR RESULTADO VERSUS GESTÃO DE PESSOAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!