Gestão por competências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 CONCEITO E APLICAÇÃO 3
2 PRÉ-REQUISITOS E IMPLANTAÇÃO 4
3 CASO ESTUDADO 6
4 A REALIDADE DO CASO ESTUDADO 8
REFERÊNCIAS 9
CONCEITO E APLICAÇÃO

Para explicar o que é Gestão por Competências, primeiramente se faz necessário o conhecimento prévio da definição de “Gestão” e de “Competência”.

Gestão - O ato de gerir, organizar, planear, administrar e liderarum projeto, equipe ou organização.

Competência – É o conjunto de qualidades específicas de um indivíduo (os conhecimentos, as habilidades e as atitudes), que juntas formam o que se pode chamar de competência.

Portanto, Gestão por Competências é o conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de cada colaboradordas empresa/organizações.

Diversas metodologias foram criadas ao longo dos anos para por em prática a Gestão por Competências, porém pouquíssimas são realmente eficazes.

Desde o séc. XV, a palavra competência era comumente associada à competição e à rivalidade. Esse entendimento começou a mudar no final do século XX, especificamente no início dos anos 70. Oconceito de competência foi adquirindo novos significados e uma maior importância, quando pesquisas e estudos em relação à avaliação de competências foram feitos,e se percebeu que os as seleções de candidatos não eram o suficientes nem tampouco eficientes para avaliar o sucesso no trabalho. A partir daí foram criados métodos de avaliação capazes de identificar variáveis da competência, obtendo, destemodo maior êxito nos testes aplicados em seleções

A Gestão por Competências surgiu para fazer empresas mais eficientes do ponto de vista funcional, primando por agilidade, diferenciação e inovação contínua, criando um ciclo de evolução do conhecimento para lidar com questões inéditas que possam surgir dentro do contexto organizacional. Este tipo de gestão tem como focoprincipal o desenvolvimento de competências e novos conhecimentos.

PRÉ-REQUISITOS E IMPLANTAÇÃO

A implantação do sistema de gestão por competência se dá partir de um mapeamento das competências organizacionais (das equipes) e profissionais (das funções ou dos cargos) desejadas e das competências pessoais (dos funcionários) existentes. De posse desse inventário de competências dosfuncionários (competências existentes) e das competências profissionais desejadas para o exercício das funções a empresa pode selecionar pessoas com mais clareza, pois conhece quais competências devem atrair para a organização, desenvolvê-las com mais precisão, porque sabe quais competências são carentes na empresa, avaliá-las de forma mais precisa, pois tem clareza do objeto de desempenho e, porfim, remunerá-las com mais justiça, uma vez que a recompensa deve ser dirigida àqueles que se orientaram com base nos objetivos e metas organizacionais.

Isso gera um maior engajamento ao trabalho e um perfeito alinhamento à estratégia corporativa. Isso proporciona uma maior liquidez e garantia de retorno financeiro para a empresa.

Os três requisitos básicos paraimplantação da gestão por competência são:

1 – A criação de uma visão de futuro para a empresa, mirando um propósito estratégico que ao mesmo tem desafie motive os funcionários.

Até parece fácil, mas é preciso saber responder a seguinte indagaçãodos funcionários: “O que eu vou ganhar com isso?”. Por isso se faz necessário que esse propósito tenha uma objetivaçãoclara e desafiadora para todos, para que que assim todos entendam o que ganharão ao atingir os resultados.O que seria esse” propósito estratégico”? Seria uma tradução da visão de futuro da empresa. Para o sucesso desse propósito, existem três pontos fundamentais a serem seguidos: PRAZO para atingir o objetivo, um SLOGAN , que seja de fácil assimilação e que tenha o poder de seduzir a todos, E uma...
tracking img