Gestão por competência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão por Competências
Introdução:
A Gestão por Competências é a integração de idéias, conceitos e práticas de Gestão de Pessoas. Desta forma, é impossível pensar num RH Departamental, mas sim numRH Estratégico e Integrado. Quanto mais difundida a Gestão por Competências, maior será o comprometimento, o entendimento e a aceitação de todos os envolvidos.
Pré-requisitos:
Para que esse modeloGerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico. Ter a clareza e foco nofuturo é uma questão de sobrevivência organizacional.
Objetivo:
O modelo de Gestão por Competências visa ao alcance dos objetivos da Organização através do alinhamento da Missão, Visão e Valores;as estratégias do Negócio com as estratégias do Capital Humano.
O objetivo desse programa é determinar quais as competências que a organização necessita e identificar aquelas que já existem,tornando-as mensuráveis. A partir disso será possível fazer uso dessas informações para desenvolver e capacitar o capital humano, permitindo ainda a identificação dos talentos, para que a empresa possaposicioná-los em cargos compatíveis com as exigências da organização, bem como a real potencialidade de cada profissional.
Dificuldades:
A maior dificuldade de implantação da Gestão por Competências nasorganizações está justamente na resistência do próprio RH. No entanto, tais dificuldades podem ser vencidas através de discussões sobre este novo modelo de Gestão, palestras, cursos externos, entreoutros.
Fatores influentes:
A implantação do Modelo de Gestão por Competências é influenciada por diversos fatores que irão permitir o avanço nesse processo. Por exemplo: Plano estratégico daOrganização; nível de maturidade gerencial e da área de RH; sistemas informatizados e integrados de Gestão de Pessoas; prontidão e disponibilidade para mudanças.
Um ponto fundamental nesta etapa é a...
tracking img