Gestão pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTÃO PÚBICA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

NOVEMBRO – 2011
COARI – AM
ELIONILSON RIBEIRO DOS SANTOS - 20114012

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

NOVEMBRO – 2011
COARI – AM

1. Considerando os vínculos e as relações laborais existentes nas organizações, responda às questões a seguir.Em um primeiro momento, é essencial que você exponha seu entendimento, não importando se ele está certo ou não. Depois, com o apoio de seu tutor, você poderá ajustá-lo, se necessário.

a) Relacione alguns exemplos de recursos materiais, financeiros, informacionais e de pessoas.
Recursos Materiais: são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para construçãodo seu produto final. Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e produto acabados.
Recursos Financeiros: dotações orçamentárias e recursos orçamentários efetivamente repassados para aquisição de outros recursos;
Recursos Informacionais: informações e tecnologia informacional ou recursos informáticos (para coleta,tratamento e disseminação da informação);
Recursos Pessoais: servidores, ocupantes de funções comissionadas (autoridades e dirigentes que não pertencem aos quadros estatais), colaboradores eventuais (consultores, especialistas etc.), empregados temporários (contratados por tempo determinado), empregados terceirizados etc.
b) Podemos considerar os agentes públicos como recursos?
Sim
c)Considerando sua resposta do item (b), identifique que implicações essa interpretação possui.
Podemos sim, considerar os agentes públicos como recursos, pois, as empresas não nascem na terra, são construções sociais, e porque é no interior das empresas que passam a maior parte de novas vidas, as empresas podem ser tudo, mas não serão nada se não houver pessoas a definir-lhe a visão e opropósito.
2. Imagine uma praça de pedágio em seu município. Agora, considerando os atendentes dessa praça, identifique em qual categoria de agentes públicos eles se inserem e justifique sua resposta.
São da categoria de agentes administrativos ou servidores públicos, que são aqueles que se vinculam às entidades estatais, autarquias ou fundacionais por relações profissionais, sendo que, suasatribuições limitam-se ao plano das suas respectivas formações profissionais, razão pela qual esses agentes somente respondem por culpa das lesões que causem à administração ou a terceiros quando no exercício das suas funções.
3. Pesquise nos órgãos ou setores de recursos humanos de uma organização pública as formas de provimento derivado e liste os aspectos referentes ao relacionamento humano naorganização, tais como: motivação, liderança, entre outros. Por exemplo, que aspectos cercam um servidor público reintegrado à Administração Pública por decisão judicial?
Pesquisei nos setores vinculados a Prefeitura Municipal de Coari, notei que na maioria se não em todos que, os provimentos são através de indicações, onde são nomeados através de portarias e decretos. A motivação para esses são osbons salários, pois, às vezes recebem até 10 salários mínimos, esses incentivos e benefícios podem ser bons para quem os recebe, mas tem seu lado negativo que é o efeito que provoca naqueles que não recebem e exerce a mesma função. A liderança desses podemos dizer que é o líder emergente, onde ele surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aosobjetivos diretamente relacionados a uma situação especifica. Hoje a maioria dos servidores públicos se sente desmotivados, pois, não ganham o que deveriam ganhar, porém, possuem prerrogativas e responsabilidades próprias estabelecidas na Constituição Federal, essas prerrogativas não se constituem em privilégios pessoais, mais sem essas prerrogativas ficariam tolhidos na liberdade de escolha ante a...
tracking img