Gestão orçamentaria

Páginas: 13 (3173 palavras) Publicado: 18 de março de 2011
Suelen Bellaver

ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO, ORÇAMENTO E FLUXO DE CAIXA

Resumo da disciplina Gestão orçamentaria,
Mestre: Cezer Taietti

Carazinho
2010
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo do capital de giro abordando oconceito, a importância, as contas do ativo circulante líquido, risco, entre outras.
O capital de giro na gestão financeira das empresas é de fundamental importância, pois esta relacionado diretamente com o ciclo operacional e com o giro dos negócios.

1 FLUXO DE CAIXA DA EMPRRESA

São as projeções operacionais as quais revelam déficit ou falta de caixa, tem-se a mão um instrumento de tomada dedecisão para decidir o que deve ser feito. O saldo de caixa nunca pode ser negativo, pois quando isso ocorrer existe duas possibilidades:
* Alguma conta não é paga;
* A empresa obtém recursos de terceiros para suprir o déficit de caixa.
O fluxo de caixa é dividido em fluxos operacionais, fluxos de investimentos e fluxos de financiamentos.
Os fluxos operacionais são as entradas e saídas dedinheiro, operações de venda, pagamentos dos clientes representam as entradas de caixa e todos os pagamentos da mão de obra, matérias primas e custos indiretos de fabricação geram as saídas de caixa.
Os fluxos de investimento são aqueles associados à compra ou venda de ativos imobilizados da empresa (terrenos, prédios, máquinas, veículos,et) e a participação na estrutura de capital em outrasempresas. As operações de compra de ativos geram saídas de caixa e as vendas desses ativos geram entradas de caixa.
Os fluxos de financiamento decorrem de operações de captações de recursos de terceiros e capital próprio. A empresa pode buscar recursos de terceiros através de empréstimos em instituições financeiras ou por venda de ações e esses operações geram entradas de caixa, e quando esta pagarjuros e dividendos a acionista ela terá saídas de caixa.
Esses três fluxos de caixa (operacionais, investimento e financiamentos) resultam no resultado final de caixa de cada dia do período. Todo fluxo de caixa de uma empresa é realizado diariamente começando pelo saldo inicial de caixa mais todas as entradas de caixa, menos todas as saídas do dis resultando no saldo final do dia que será o saldoinicial do próximo dia.
As fontes e aplicações de caixa é a demonstração de fluxos de caixa o qual sintetiza as entradas e as saídas de caixa em um determinado período de tempo. As entradas de caixa são consideradas fontes de caixa e as saídas de caixa resultam nas aplicações de caixa.
As fontes de caixa são os recursos financeiros que aumentam o caixa da empresa. Já as aplicações financeirasde caixa são os recursos financeiros que reduzem o caixa da empresa.
A elaboração da demonstração de fluxos de caixa de uma empresa no período de um ano é elaborada a partir da demonstração de resultados com os balanços de inicio e final do período. O qual serve para mostrar como as variações das contas dos ativos e passivos se correlacionam e fecham com os saldos de caixa e aplicaçõesfinanceiras.
O orçamento empresarial de qualquer organização é um dos enfoques mais importantes no processo de administração e gestão, compreendendo os conceitos e técnicas do planejamento e controle de resultados. Ele envolve especificamente, a preparação e utilização de:
* objetivos globais e de longo prazo da empresa;
* plano de resultados a longo prazo, desenvolvido em termos gerais;
* umplano de resultados a curto prazo detalhado;
* sistema de relatórios periódicos de desempenho.

Para realizar um planejamento financeiro e orçamentário é necessário seguir algumas etapas como:
Projeções das vendas em função da análise da concorrência, do cenário (ameaças e oportunidades) e tendências macroeconômicas. Define o volume de produção dos produtos e serviços e respectivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão orcamentaria
  • gestão orçamentaria
  • Gestão orçamentária
  • Gestão Orçamentária
  • Gestão Orçamentaria
  • Gestaõ orçamentária
  • Gestão orçamentaria
  • Gestão Orçamentária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!