Gestão no setor de imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA COM CAPACIDADE GESTORA


Ana Carla Amaral Albuquerque [1]

Cassiana Crispim de Araújo[2]

Jeane Costa Queiroz[3]

RESUMO
Este trabalho investe em mostrar a importância do tecnólogo em radiologia, apontando os problemas existentes no exercício de suas funções e o perfil mais adequado para que esse tipo de colaborador alcance a excelênciaprofissional. As organizações exploradas para isso foram centros de diagnóstico por imagem de alta complexidade. As entrevistas feitas com vários funcionários de diversos níveis e setores foi o ponto alto desta pesquisa. O compromisso com a profissão, associado à capacidade de gestão e ao conhecimento técnico são os aspectos chave do alicerce na qualificação profissional do tecnólogo em questão.Reconhecendo a relevância desse assunto, atualmente, as habilidades de um profissional vão além de seus conhecimentos puramente tecnicistas. Assim, para corresponder às expectativas de mercado é preciso que o perfil de um empregado seja revestido também de visões gestora e gerencial. Para um tecnólogo em radiologia essa realidade não é diferente. Um tecnólogo em radiologia capacitado a desenvolveratividades gestoras e de supervisão, a exemplo das atividades relacionadas aos serviços de radiologia e diagnóstico por imagens, é considerado (o tecnólogo) um recurso de alto potencial de geração de vantagens competitivas para a organização.

Palavras-Chave: radiologia, tecnólogo, gestão, diagnóstico por imagens.




1.0 INTRODUÇÃO

A Radiologia Médica é uma área do conhecimento humano deextrema importância, uma vez que trata diretamente de questões de saúde da população. Assim, os profissionais dessa área são alvos constantes da necessidade de aperfeiçoamento, a exemplo dos tecnólogos em radiologia. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais com habilidades que excedam seus conhecimentos técnicos. Um importante aspecto no perfil profissionalmoderno é a capacidade de gestão do empregado. Assim, combinar conhecimentos específicos com a visão supervisora e gestora é algo prudente e seguramente necessário para profissionais de saúde. Trata-se de uma realidade notável e ampla, que deve ser discutida.
Despertar o sentimento das organizações de saúde com relação a essa realidade, ou seja, à importância dos tecnólogos em radiologia comconhecimento de gestão, é um assunto que merece trabalhos científicos como este. É uma questão óbvia, mas ao mesmo tempo desafiadora, já que o processo de evolução das organizações de qualquer natureza é lento, complexo e muitas vezes oneroso. São fatos que dificultam a adoção de novas culturas. E esse o processo de mudança é muitas vezes complexo, tanto quanto em outras áreas.
Apesar doseventuais impasses, o otimismo é um sentimento que reina com bastante propriedade nos profissionais de saúde, de uma maneira geral. É notório que os tecnólogos em radiologia estão buscando a todo o momento aperfeiçoamento, capacitação, qualificação profissional. Um exemplo disso são os cursos de pós-graduação (especializações) e profissionalizantes destinados exclusivamente aos profissionais destaárea. São investimentos feitos com sacrifício e, assim, a reciprocidade e o equilíbrio na relação empresa-empregado é algo que ocorrerá naturalmente. Ou seja, o reconhecimento de profissionais amplamente qualificados por parte das organizações é um expressivo desafio, e isso se torna mais acentuado quando a qualificação em questão é revestida de gestão.
Embora sejam diversas as atividades deum tecnólogo em radiologia, este trabalho foca apenas duas importantes atividades: serviços de radiologia e diagnósticos por imagens. Conforme prescreve o Código de Ética – CONTER – Cap.III, Art.4º, “O alvo de toda a atenção do profissional do Centro de Diagnóstico por imagem é o paciente, em benefício do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade técnica e profissional.”...
tracking img