Gestão finnaceira

Páginas: 53 (13094 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2010
1 - INTRODUÇÃO
A finalidade deste texto é a de fornecer informações relevantes e orientações de cunho exclusivamente financeiro a empresários, microempresários, gerentes, executivos, estudantes e outros interessados no sentido de conscientizá-los do quão importante são as finanças para uma empresa.
Ele se divide em quatro partes dispostas de acordo com o grau de necessidade e conveniência parao aprendizado. Cada parte mostra ao leitor as ferramentas que poderão ser utilizadas no dia-dia empresarial como controles financeiros para tornar a tarefa da administração financeira mais fácil de ser realizada.
Inicialmente, faz-se uma análise pela Contabilidade. Neste módulo o leitor terá noções sobre essa ciência, aqui ele verá como é a representação gráfica do patrimônio, sua divisão, asprincipais demonstrações financeiras de acordo com a lei 6404/76, dentre outros assuntos, possibilitando a compreensão de o porquê dos empreendimentos necessitarem desta ciência e a utilizarem nas tomadas de decisões. Neste capítulo, o leitor também terá uma introdução à análise das demonstrações financeiras, onde verá os principais índices de análise.
Depois de ter visto este capítulo, que lhepossibilitou uma macro visão das finanças de uma empresa, passará para o capítulo dois, onde conhecerá um pouco sobre a arte de se administrar finanças através das principais funções do Administrador Financeiro, que dentre tantas, são destaques fundamentais a análise do capital de giro, o controle dos estoques e a elaboração do fluxo de caixa. O administrador financeiro necessita do fluxo de caixacomo instrumento de tomada de decisão, para projetar as entradas e saídas de recursos.
O terceiro capítulo levará o leitor a ter conhecimentos do mundo das Negociações Comerciais, onde são realizadas transações com prazos médios que são de vital importância para a empresa, como também os juros simples e compostos.
O quarto capítulo apresenta um assunto que poucos executivos e empresários dãoimportância ou desconhecem. É o Ponto de Equilíbrio. Item, também, de suma importância para a sobrevivência do empreendimento. Para aqueles que não trabalham com orçamento de vendas e nem de despesas, o ponto de equilíbrio é uma luz no fim do túnel.
O quinto e último capítulo apresentam a Formação do Preço de Venda. Sem o conhecimento da estrutura patrimonial da empresa, jamais se conseguiráprecificar corretamente uma mercadoria, ou seja, saber se o preço colocado no produto está dando realmente lucro ou prejuízo. É sabido que o preço quem determina é o mercado e para que se possa saber se o preço de uma determinada mercadoria está compatível com o mercado, deve-se conhecer, primeiramente, a estrutura operacional da empresa.

2 - NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE
2.1 - O História daContabilidade
A história da contabilidade se inicia nos tempos do homem das cavernas. Pesquisas arqueológicas recentes feitas na Síria, Israel e no Iraque ( antiga Mesopotâmia ) localizaram fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de estoque e que remontam a aproximadamente 8.000 AC. Daí se conclui que, já naqueles tempos, o homem se preocupava em ter o controle dos estoques dosseus bens.
Na pré-história, quando a inteligência humana ainda era pouco desenvolvida, o Homem de Neandertal caçava, pescava e as vezes, chegava a disputar carniça com outros animais. Com o surgimento do Homo Sapiens, homem pensante, houve uma evolução. Este também caçava e pescava, mas tinha uma enorme diferença com relação ao homem de Neandertal. O homem percebeu que poderia acumular riquezaatravés da criação extensiva de animais e do cultivo de cereais.
Surgia então a necessidade de se fazer o controle dos excedentes da produção. À medida que o homem passou a acumular riqueza e esta a se transformar em patrimônio, a contabilidade apareceu como a técnica para o controle do seu patrimônio.
2.2 - Tipos de Controles
Controle Rudimentar : o homem controlava seus estoques com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade finnaceira
  • gestao
  • gestao
  • Gestao
  • Gestão
  • Gestao
  • Gestao
  • Gestão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!