Gestão financeira de projetos - conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de gestão de projetos:

* O projeto é um esforço temporário com o objetivo de criar um produto/serviço único, surge de uma idéia inicial e vai sendo detalhado a partir da sua execução.* O gerenciamento de projetos se trata da aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de alcançar seus objetivos, envolvendo no andamento doreferido dois itens essenciais à sua execução.
Planejamento: viabilização de riscos; infra-estrutura necessária (ambiente, treinamentos, etc.) ; organograma do projeto e alocação da equipe; estruturade comunicação; definição e previsão de requisitos, cronograma, recursos, esforço e custos.
Monitoração: Acompanhar, avaliar, monitorar, resolver ; realização das atividades (progresso do projeto) ;riscos e custos ; qualidade dos artefatos ; motivação e coesão da equipe ; problemas e conflitos (providenciar ações corretivas).
Definição da gestão financeira:

* Gestão Financeira pode serdefinida como a gestão dos fluxos monetários derivados da atividade operacional, em termo de suas respectivas ocorrências no tempo.
* Nela adota-se uma estrutura organizacional (daí interliga-se coma gestão de Projetos) somando-se ao processo decisório suportados por um sistema de informações.
* Tem como objetivo o equilíbrio da rentabilidade e da liquidez, ou seja, gerar lucros e mantercaixa.
* Cada gestor das diversas áreas da empresa divide esta responsabilidade com o gestor financeiro a partir do momento em que cada decisão tomada impacta de alguma forma o fluxo de caixa.
Sãoeles:
Área Financeira: Entende-se que sua função é administrar o fluxo de recursos monetários da empresa, suprindo as necessidades e aplicando os excedentes, além de suas atividades de cobrança etesouraria.
Área de Compras: A área de compras pode ser entendida como um captador de fluxos monetários quando ao negociar prazos com fornecedores, propicia ou não a área financeira um “empréstimo” a...
tracking img