Gestão financeira da método engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

João Paulo Teixeira Nogueira
Leonardo Pereira Ueda
Luiz Henrique de Oliveira Silva
Renan Marcel Carvalheira
Rodrigo Santana Ferreira

Empresa Método Engenharia
Planejamento e Controle Financeiro

Trabalho de campo da disciplina de Planejamento e Controle Financeiro, do curso de Administração Noturno, daUniversidade de São Paulo, ministrado pelo docente Carlos Eduardo de Mori Luporini.

São Paulo
Sumário executivo

O Setor de construção civil mostra-se como um setor promissor em relação ao crescimento esperado, tanto na área imobiliária como na área de infra-estrutura.
O Brasil apresenta um déficit habitacional de 5.572 unidades. Aliado ao fortalecimento das classes mais baixas e aprojetos do governo como a Minha Casa, Minha Vida, o mercado de projetos para pessoas de baixa renda, tanto habitacional como comercial, mostra-se como uma fonte exponencial de negócios a serem explorados.
Na área de infra-estrutura, investimentos em projetos relacionados à energia, transportes e saneamento serão indispensáveis para garantir um crescimento econômico sustentável do país. Além disso,espera-se um crescimento para esse ano de 8,8% do PIB da construção civil.
Fundada em 1973, a empresa Método Engenharia é uma prestadora de serviços de gestão de projetos e engenharia. A organização é conhecida no mercado pela grande preocupação com inovação, qualidade, atenção para com seus colaboradores e ética ambiental e social.
MISSÃO: Prestar serviços de gestão e construção de obras deedificação e infra-estrutura, atuando em todo o ciclo de vida do empreendimento.
O Planejamento Financeiro da empresa segue uma metodologia baseada em projetos, onde as metas e valores são estipulados como uma somatória dos números de cada obra. A empresa está sempre atenta ao crescimento e movimentos do setor para realizar suas projeções, bem como se baseia em seus resultados dos anosanteriores.




1. Descrição do Setor: Construção Civil no Brasil
Conforme descrito na Ilustração 1, o setor de construção civil é composto pela área imobiliária e pela área de infra-estrutura.

Ilustração 1 – Composição do Setor de Construção Civil



As principais empresas do setor são: Abyara, Agre Empreendim, Agra Incorp, BR Brokers, Brookfield, BR Propert, Const.A.Lind., CC DesImob, Cyre Com-CCP, CR2, Cyrela Realt, Even, EZTEC, Gafisa, Helbor, Inpar S.A., Joao Fortes, JHSF Part, Klabin Segall, Lix da Cunha, Lopes Brasil, Mendes Jr, MRV, Método Engenharia, PDG Realt, Rodobensimob, Rossi Resid., Sao Carlos, Sergen, Sondotecnica, Sultepa, Tecnosolo, Tecnisa, Tenda, Tekno, Trisul.

1.1 Área Imobiliária
O déficit habitacional é a medida das carências de moradia de umadeterminada sociedade. Essas carências não se referem exclusivamente à quantidade de moradias que faltam para abrigar pessoas, mas também às condições das moradias existentes.

Fonte: Elaboração FGV, com base em dados da Fnad 2008
Tabela 1 – Dinâmica Populacional e de MoradiasFonte: Tabela 1
Gráfico 1 – Dinâmica Populacional e de Moradias

Como pode ser observado no Gráfico 1 e na Tabela 1, apesar de o número de novas residências apresentar um crescimento consistente nos últimos anos, aponta que o déficit habitacional brasileiro chegou a 5.572 unidades.

Fonte: IBGE
Gráfico 2 – Renda Familiar e Habitação InadequadaO Gráfico 2, da última pesquisa de Déficit Habitacional feita pelo SINDUSCON-SP mostra que 80% das famílias entrevistadas vivem em habitações inadequadas e apresentam uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos. Logo, cerca de 4.373 famílias ainda estão às margens do mercado imobiliário. Viabilizar projetos de baixo custo e condições especiais de financiamento pode ser uma grande...
tracking img