Gestão estratégica

Páginas: 10 (2285 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
[pic]

Índice

INTRODUÇÃO 3

APRESENTAÇÃO DO GRUPO INDITEX 4

MISSÃO E ESTRATEGIA DO GRUPO 4

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO 5

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO 7

PONTOS FORTES 9

PONTOS FRACOS 11

ANALISE SWOT 11

CONCLUSÃO 12

BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

A competição assume formas cada vez mais complexas exigindo as empresas estratégias que permitam obter melhor desempenhoface aos seus concorrentes. Esta competição evolve melhor satisfação dos clientes e ao mesmo tempo obter retornos acima da média. A satisfação dos clientes tem-se mostrado uma tarefa muito difícil, pois estes são cada vez mais exigentes na qualidade e no serviço e ao mesmo tempo procuram ofertas a menor custo. Desta forma as empresas encontram-se inseridas em ambientes competitivos caracterizadospela alta rivalidade dentro do sector e também pela exigência dos clientes que procuram a satisfação das suas necessidades.

O objectivo do presente trabalho é dar a conhecer o grupo Inditex as e as razões que o levaram a ter sucesso dentro de um ambiente altamente competitivo.

O nosso estudo irá incidir na análise SWOT enquadrando a missão e a estratégia, e onde se analisará aos pontos fortese fracos do ambiente interno e oportunidades, ameaças e forças de Porter do ambiente externo.

O método de trabalho utilizado para a sua realização será essencialmente pesquisa via Internet, revistas, jornais e documentários.

APRESENTAÇÃO DO GRUPO INDITEX

Inditex é um dos principais distribuidores de moda do mundo com vários formatos comerciais, como ZARA, PULL AND BEAR, KIDDY’S CLASS,MASSIMO DUTTI, BERSHKA, STRADIVARIUS, OYSHO, ZARA HOME, UTURQÜE. Actualmente este grupo conta com 3869 estabelecimentos em 69 países e cerca de 70000 funcionários.

Desde que surgiu por Amancio Ortega Gaona em 1963 na Corunha o grupo foi traçando o seu percurso no sentido de monopolizar o mundo da moda, dedicando-se ao design, fabricação e distribuição têxtil. Olhando de perto para cada uma dasvárias lojas vemos que toda a sociedade está já representada, ou seja, o grupo abrange diferentes estratos sociais, diferentes faixas etárias e até já veste os nossos lares. A primeira loja Zara abriu em 1975, na cidade da Corunha, era uma pequena loja modesta que vendia lingerie. Em 1988, já com algumas peças de moda, internacionaliza-se, entrando no mercado português, na cidade do Porto, em 1989começa a invadir o mundo, com loja em Nova York e em Paris. Em seguida dá-se a entrada no hemisfério sul, a entrada neste mercado implica desenhar e fabricar para duas temporadas diferentes ao mesmo tempo.

MISSÃO E ESTRATEGIA DO GRUPO

A principal missão deste grupo é a de fornecer moda a preços baixos com a maior rapidez possível.
Moda para senhora, homem e criança são os principais produtoscomercializados. O grupo Inditex veio possibilitar às grandes massas (classe média e média baixa) vestirem roupa actual a custo reduzido.
O que impulsiona esta empresa é sem dúvida a monopolização do mercado. Primeiro em cada país onde se instala, depois quem sabe no mundo. Implementa uma filosofia de moda rápida utilizando as lojas próprias para testar a aceitabilidade de certos produtos.Conceitua-se como sendo uma empresa responsável preocupando-se com os seus clientes, colaboradores e implementando políticas defensoras do meio ambiente.

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

AMBIENTE GERAL – COMEÇO DO GRUPO INDITEX

Em 1975 ano em que Espanha termina o regime monárquico e se estreia na liberdade da democracia. A economia não se encontrava no seu melhor momento, afectada pela crisemundial do petróleo e consequentemente o aumento da inflação e do desemprego. As raparigas começam a usar jeans e atrevem-se a usar maquilhagem chamativa, combinada com a roupa que muitas mães e tias cosiam em casa e eles usam cabelo comprido. A sua oportunidade de mudar chamar-se-ia ZARA

AMBIENTE COMPETITIVO

Analise das 5 forças de Porter

[pic]

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO

Amâncio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão estratégica
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Estratégica
  • GESTAO ESTRATEGICA
  • gestão estrategica
  • Gestao Estrategica
  • Gestão Estratégica
  • gestao estrategica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!