Gestão estratégica de pessoas: recrutando e selecionando pessoal1

Páginas: 22 (5419 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: RECRUTANDO E SELECIONANDO PESSOAL1
CESÁRIO, Márcia2
RESUMO
Com as constantes inovações do atual mercado, é possível verificar que não são mais os avanços tecnológicos que fazem a diferença na hora de conquistar o cliente. O maior fator competitivo e de sucesso que uma organização possa ter é a sua equipe de colaboradores. Percebeu-se que as pessoas que compõemuma organização tornaram-se o principal ativo que uma empresa possa ter para encarar o mercado globalizado de hoje, pois, elas formam o “intelectual”, o ser pensante, o “cérebro” da empresa. Pensando neste contexto, é que se procurou mostrar a necessidade de desenvolver estrategicamente o processo de recrutamento e seleção de pessoal, que busca atrair a(s) pessoa(s) certa(s) para fazer parte daorganização. Este, porém, deve ser realizado com cautela e utilizando as ferramentas corretas, que se ajustem à realidade da empresa, pois, as pessoas são as peças chave da organização, não podendo ser contratadas por acaso. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do processo de recrutamento e seleção nas organizações, para a sua eficácia operacional e capacidadecompetitiva. Para a constituição deste artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas entre autores clássicos e contemporâneos.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Estratégica. Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção de Pessoal.
1 INTRODUÇÃO
A administração vem sendo testada diariamente pela tormenta que é o mercado globalizado, todos os dias os administradores precisam inovar para que a empresa tenharesultados positivos e sobreviva o repleto mundo de incertezas, ou seja, o mundo dos negócios.
E a grande de inovação adotada pelas empresas, é a gestão estratégica, que vem se tornando uma grande ferramenta para a busca do apogeu organizacional. As empresas, para se adaptarem às aceleradas modificações do mercado, vêm procurando inovar seus procedimentos continuamente, e, a gestão estratégica auxiliaorientando as decisões empresariais, pois buscam integrar a visão do futuro e para o futuro nelas.
Pensando dessa maneira, é que se notou a importância das pessoas que compõem as organizações, são elas que trazem a criatividade e a habilidade para o ambiente organizacional. Portanto, ter pessoas não preparadas e desqualificadas gera prejuízos para a empresa.
Dessa forma, contratá-las tornou-seum fator importantíssimo e estratégico, pois ele deve buscar a pessoa certa para a função certa, assim as empresas passaram cada vez mais e com mais rigor desenvolver o processo de recrutamento e seleção de pessoal, que tem como intuito realizar essa função, trazer “o cara” ideal para compor o quadro de vagas da organização.
Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar aimportância da gestão estratégica, ferramenta que vem sendo muito utilizada nos dias de hoje, no processo de recrutamento e seleção de pessoal, que é imprescindível e de grande importância para as organizações que buscam o sucesso. E, é neste contexto que esta sua relevância, pois busca mostrar a necessidade e as dificuldades que as empresas estão tendo para a escolha do trabalhador certo para suas funções,visto que esta nele o “conhecimento” para a obtenção do êxito operacional.
Para desenvolver o tema, utilizou-se de pesquisas bibliográficas para sua constituição e buscaram-se as análises de autores clássicos e contemporâneos, e também publicações expostas na internet.
Tal trabalho esta organizado da seguinte maneira: primeiramente, mostra-se o que é uma organização e a importância de seuscolaboradores, na seqüência exibem-se conceitos de gestão estratégica, englobando a gestão de pessoas e os recursos humanos, em seguida se discorre a cerca do processo de recrutamento e seleção de pessoal, após se expõem as análises obtidas com o estudo, nas considerações finais, e, por fim, apresentam-se as referências utilizadas nesta composição.
2 EMPRESAS E ORGANIZAÇÓES
A era em que vivemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão estratégica em gestão de pessoas
  • Gestão estratégica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégicas de pessoas N2
  • gestao estrategica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!