Gestão estratégica de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Contabilidade de Custos como ferramenta para a tomada de decisão”.

Gestão Estratégica de Custos

Introdução

Ao avaliar uma empresa no processo de padrões circulares de interação, faz-se necessário compreender a sua nova identidade, e contemplar na sua avaliação, aspectos relativos à contabilidade gerencial, tomada de decisão, formação de preços, gestão estratégica de custos, entreoutros.

É notório que há um grande número de discussões a respeito do tema como direcionadores de valor, avaliação de empresas, mensuração, pois o processo de busca, identificação e levantamento de questionamentos voltados para melhoria da capacidade de “medir” um empreendimento, dado as constantes mudanças no seu meio ambiente, é contínuo.

As empresas têm percebido a importância da suaestruturação, compondo-as com integrantes de diferentes áreas para reformulação e melhoramento dos sistemas de custeio assim como na estruturação de indicadores de desempenho mais acurados e relevantes. As informações a respeito destes custos em uma organização são de suma importância para o seu desempenho, tendo em vista que essas informações servem como referencial para avaliação externa e base para atomada de decisão em diversos âmbitos internos.

Verificou-se neste último século de história grandes transformações nos meios produtivos, os quais vem sendo acrescidos de novos processos, procedimentos, resultando em aumento do número de pessoas envolvidas, máquinas e funções. Porém, a velocidade de desenvolvimento das estruturas produtivas foi mais rápida que as estruturas de informaçõesnecessárias para gerenciá-las.

Portanto, repensar a estrutura organizacional, a forma de gestão que deve ser adotada para que as organizações possam responder satisfatoriamente aos novos paradigmas, são atitudes necessárias para garantir o sucesso empresarial.

Desenvolvimento

A Contabilidade de Custos como sistema de informação, disponibiliza dados e informações necessários para que se efetue amedição do desempenho organizacional, seja ele de curto ou longo prazo, e isso ocorre em função da sua ligação direta com as funções de planejamento, orçamento e controle.

A contabilidade de custos sob um enfoque predominantemente gerencial deve estar concentrada em gerar informações mais analíticas, produto de analises e interpretações mais detalhada dos fatos.

Para desenvolver suasatividades no ambiente de competição, é necessário que se tenha o completo conhecimento e domínio técnico da contabilidade de custos, da sua base conceitual, do seu esquema básico, dos seus métodos e sistemas de acumulação, mensuração, custeio e da própria estrutura organizacional como um todo.

Defende-se a idéia de que a contabilidade de custos se desenvolve através de um ciclo hierárquico e queenvolve várias fases e cada uma destas fases contempla um processo de tomada de decisões, para que possa garantir que os resultados obtidos estejam de acordo com os objetivos pré-determinados ou esperados pelos usuários da informação contábil, e em última instância de acordo com a estratégia organizacional.

1 - PRIMEIRO PASSO:
DETERMINAR O SISTEMA DE MENSURAÇÃO:

O objetivo principal destesistema é determinar o valor econômico do bem/serviço, pois, até a sua definição, as informações estão baseadas em valores meramente contábeis (custo histórico), e isto provoca distorções, pelo fato de não evidenciar o valor real do ativo (produto/serviço).

O Sistema de Mensuração pode ser visto sob dois enfoques: A valores de entrada e a valores de saídas.

A literatura apresenta diversos métodospara avaliação: com base nos dividendos esperados para o futuro, com base na cotação da bolsa de valores, a partir de custos históricos etc.
Todos esses métodos apresentam uma série de desvantagens, não sendo de bom alvitre utilizá-los isoladamente na avaliação, exceto em situações específicas.

Os ativos não devem ser mensurados pelo valor incorridos na sua produção, mas pela capacidade de...
tracking img