O ORIENTADOR EDUCACIONAL DO BRASIL

Juliana Duarte
Monitora: Adriana da Silva Nunes da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia-Orientação Educacional
Turma: PED3401
(16/03/10)

RESUMO

Historicamente, a orientação educacional tem sido uma das funções exercida pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nasdiferentes redes escolares, este profissional, se existente, recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional eestabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação. Neste sentido, este artigo apresenta um mapeamento da existência desse profissional na redepública estadual brasileira, além de uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional, apontando para a necessidade de sua presença em todas as escolas da rede escolarbrasileira.

Palavras-Chave: Orientação Educacional; Orientador Educacional; Pedagogo.

1 INTRODUÇÃO

Por acreditar que seja possível a construção de uma Orientação Educacional vista como umaprática social ampla, a serviço da escola pública, tão repleta de desafios, é que desenvolvemos a presente pesquisa. Sempre nos inquietaram as dúvidas referentes à não-existência da orientação educacionalnas escolas públicas do estado de São Paulo. Em nossa realidade, pensávamos nos porquês de a escola particular poder contar com tal profissional e a escola pública, não. Por que uma existênciarestrita a determinada camada social, que freqüenta a escola particular? Se o profissional orientador educacional fosse desnecessário como membro integrante da equipe pedagógica da escola, por quais razõesa escola particular o manteria? Se essa situação é existente em São Paulo, como seria nos outros estados brasileiros? Essas inquietações nos motivaram a desenvolver a presente pesquisa e, para... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 02). Gestão escolar. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gest%C3%A3o-Escolar/2212.html

MLA

"Gestão escolar" TrabalhosFeitos.com. 02 2011. 2011. 02 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gest%C3%A3o-Escolar/2212.html>.

MLA 7

"Gestão escolar." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2011. Web. 02 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gest%C3%A3o-Escolar/2212.html>.

CHICAGO

"Gestão escolar." TrabalhosFeitos.com. 02, 2011. Acessado 02, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Gest%C3%A3o-Escolar/2212.html.