Gestão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4096 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ORIENTADOR EDUCACIONAL DO BRASIL

Juliana Duarte
Monitora: Adriana da Silva Nunes da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Pedagogia-Orientação Educacional
Turma: PED 3401
(16/03/10)

RESUMO

Historicamente, a orientação educacional tem sido uma das funções exercida pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nos diferentes estados brasileiros e nasdiferentes redes escolares, este profissional, se existente, recebe denominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação. Neste sentido, este artigo apresenta um mapeamento da existência desse profissional na redepública estadual brasileira, além de uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientador educacional, apontando para a necessidade de sua presença em todas as escolas da rede escolar brasileira.

Palavras-Chave: Orientação Educacional; Orientador Educacional; Pedagogo.

1 INTRODUÇÃO

Por acreditar que seja possível a construção de uma Orientação Educacional vista como umaprática social ampla, a serviço da escola pública, tão repleta de desafios, é que desenvolvemos a presente pesquisa. Sempre nos inquietaram as dúvidas referentes à não-existência da orientação educacional nas escolas públicas do estado de São Paulo. Em nossa realidade, pensávamos nos porquês de a escola particular poder contar com tal profissional e a escola pública, não. Por que uma existênciarestrita a determinada camada social, que freqüenta a escola particular? Se o profissional orientador educacional fosse desnecessário como membro integrante da equipe pedagógica da escola, por quais razões a escola particular o manteria? Se essa situação é existente em São Paulo, como seria nos outros estados brasileiros? Essas inquietações nos motivaram a desenvolver a presente pesquisa e, para isso,recorremos, primeiramente, ao resgate histórico da função do orientador educacional e, posteriormente, ao mapeamento da existência de tal profissional nos diferentes estados brasileiros.

Historicamente, os cursos de Pedagogia têm formado profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional: administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino.Tais profissionais, muitas vezes, ao mudarem de estado, encontram realidades profissionais diferentes e, em muitas delas, o seu campo profissional apresenta-se restrito. O diretor de escola, por exemplo, no estado de São Paulo, é escolhido mediante concurso público e, para isso, deverá ser pedagogo, ao passo que no Mato Grosso, a escolha é feita pela administração superior, uma vez que é cargo deconfiança que pode ser ocupado por um professor, que nem ao menos precisa ter o título de pedagogo.

A realidade profissional diversa que o administrador escolar encontra também acontece com o orientador educacional. Em alguns estados brasileiros, na rede escolar estadual, o orientador faz parte da equipe de gestão escolar, como acontece com o Distrito Federal e os estados de Rio de Janeiro,Paraná, Rio Grande do Sul, por exemplo, enquanto que, em outros, tal profissional não existe.

A existência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os estados, em suas regulamentações. Talvez pelos "paradigmas herdados", hoje seja necessário que se construamparâmetros para a atuação desse profissional numa perspectiva crítica e emancipatória. Não há dúvida de que o orientador educacional seja necessário ao processo educacional. Existe uma ligação entre tal prática e a própria educação, uma vez que na raiz da palavra educação encontra-se "orientar, guiar, conduzir o aluno". Em outras palavras, o papel do orientador educacional deve ser o de mediador entre...
tracking img