Gestão escolar e educação inclusiva

artigo cientifico com o
Este trabalho tem como tema gestão escolar e educação inclusiva. O objetivo principal é discutir sobre a preparação que a escola deve ter para atender crianças comnecessidades especiais. Portanto inicio pela hipótese de discutirmos dois eixos como gestão escolar e inclusão que diretamente atribuem à escola para uma nova organização.
Para discutir tais questões temosque apresentar ainda que brevemente o papel que a escola desempenha na sociedade. Compreender que a escola como parte constituinte da sociedade moderna,assume papel relevante na consolidação dedeterminados traços sociais.
A instituição escola pode ser compreendida como um espaço social privilegiado onde concentre-se os saberes sistematizados e transmitir por ela valores legitimados .

ParaGiroux e Simon (1995 p 95), as escolas são formas sociais que ampliam as capacidades humanas, a fim de habilitar as pessoas a intervir na formação de suas próprias subjetividades a serem capazes deexercerem com vistas as transformar as condições ideológicas e materiais de dominação e pratica que promovam o favorecimento do poder social e demonstrem as possibilidades de democracia .
Ao mesmo tempoa escola tem a potencialidade de transformar a sociedade.Portanto ela é produto e produtora .Portanto será que ela está realizando seu papel ,atendendo as expectativas necessárias para realmentepreparar os alunos para desenvolvimento social?
Segundo Paro (2001 p 10),

Não há duvida que podemos que podemos pensar nela como uma instituição que pode contribuir para a transformação social .Mas,uma coisa é falar da sua potencialidade ...uma coisa é falar “em tese”,falar daquilo que a escola poderia ser .(...)outra coisa é bem diferente é considerar que a escola que ai já está estejacumprindo essa função .Infelizmente essa escola é assim reprodutora de certa ideologia dominante ...é assim negadora os valores dominados e mera chanceladora da injustiça na ,medida em que recoloca as...
tracking img