Gestão emocional nas interacções pedagógicas

Páginas: 10 (2436 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2011
Introdução

No âmbito da unidade curricular de Pedagogia, foi-nos atribuída a realização de um trabalho subordinado ao tema “Gestão Emocional nas Interacções Pedagógicas”, o qual foi abordado nas aulas teóricas desta unidade.
Este trabalho tem como objectivo perceber, ainda que de forma resumida, a influência da evolução do cérebro, nomeadamente das aptidões cerebrais, nas interacçõespedagógicas, assim como tentar compreender a importância tanto das emoções como da motivação nestas e suas consequências na aprendizagem.
Para uma boa compreensão deste trabalho torna-se necessário clarificar os conceitos de gestão emocional e de interacção pedagógica.
Emoção vem do verbo latino motere, mover, antecedido do prefixo e-, significando mover para. As emoções são impulsos para aacção, planos de exigências para enfrentar a vida. (Goleman, 1995) Assim, gestão emocional relaciona-se com gerir as emoções e sentimentos de tal modo que a comunicação se efectue de forma apropriada e eficaz. (Martins et al, 2003)
Interacções pedagógicas são acções recíprocas entre dois ou mais indivíduos envolvidos no processo de aprendizagem, com intercâmbio de comunicação entre eles, porexemplo as relações professor - aluno e aluno - aluno. (Costa e Melo, 1997)
Além de introdução, conclusão e bibliografia, este trabalho é constituído por dois capítulos, tendo o primeiro, três sub-capítulos e o segundo, quatro sub-capítulos. Primeiro, abordamos o desenvolvimento cerebral, seguidamente apresentamos as diferentes aptidões cerebrais bem como os perfis dominantes e a sua influência naaprendizagem. Finalmente, referimos a importância da motivação no processo de aprendizagem e da resolução de conflitos através da gestão emocional.
Este trabalho foi realizado segundo a orientação pedagógica da professora Ana Pereira, tendo como base as recomendações do Guia de Elaboração de Trabalhos Escritos da nossa escola, bem como outras fontes explicitadas na bibliografia.

1.Desenvolvimento Cerebral

O cérebro, desde há muitos milhões de anos, encontra-se em desenvolvimento e continua essa evolução, talvez mais acelerada, nos tempos presentes, dada a necessidade de resolução de problemas em complexidade crescente e da sua adaptação a uma realidade cada vez mais exigente. Parece, efectivamente, que o cérebro, no decorrer dos muitos milhões de anos se desenvolveu muitolentamente para dar resposta a problemas muito específicos e adaptar-se à realidade circundante ou contextual, seguindo uma ordem que vai da acção mais simples e rudimentar à abstracção mais pura e complexa. (Tavares, 2000)
Ao longo do tempo, foram aparecendo diversos modelos com crescente complexidade visando explicar a evolução do cérebro.

1. Dualidade Cerebral

As primeirascélulas do córtex cerebral trouxeram, pelo lado esquerdo, a autodisciplina, o auto controlo de acções e movimentos deliberados e, em seguida, a capacidade de planear acções. Pelo lado direito, vieram as aptidões para o apoio social recíproco, para a transmissão de conhecimentos, experiências e, logo, para o envolvimento emotivo e social completo entre os grupos, que só se pôde realizar em profundidadecom o surgimento da linguagem falada e escrita. (Miranda, 1997)
Para uma melhor compreensão da dualidade cerebral ver Anexo I.

2. Quadralidade Cerebral

Ned Herrmann apud Miranda (1997), propôs a divisão do cérebro em quatro quadrantes, ou seja, nos quadrantes superiores, esquerdo e direito, e nos quadrantes inferiores, esquerdo e direito. O quadrante superior esquerdo é designadopor racional e tem a função de analisar, quantificar; dominar a lógica, a crítica, a matemática. O quadrante inferior esquerdo, também conhecido por salvaguardador é o que orienta os procedimentos, organiza-os, estabelece a confiança no indivíduo e ainda tem uma acção preventiva sob os indivíduos. O quadrante inferior direito, sendo designado por sensitivo permite que os indivíduos sejam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância da Educação Emocional na Gestão de Pessoas: "Gestão Emocional".
  • gestao pedagogica
  • gestão pedagogica
  • Gestão pedagogica
  • Gestão pedagógica
  • Gestão pedagógica
  • Gestão pedagogica
  • GESTÃO PEDAGOGICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!