Gestão em ti

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
Sistemas Operacionais

1- O que é o sistema operacional?
É um software que permite a utilização da máquina por outros programas, ativando-a e gerenciando a memória e os dispositivos de entrada e saída, por exemplo. Além disso, ele define o ambiente de trabalho do usuário no computador.
É um conjunto de programas (rotinas) executado pelo processador que estabelece uma interface de contato dousuário com o computador e do computador com o usuário.

2- Quais as características desejáveis?
Eficiência (baixo tempo de resposta)
Confiabilidade (poucas falhas)
Facilidade de manutenção e correção de erros
Pequena dimensão (baixa ocupação da memória).

3- Qual a função do sistema operacional?
É trabalhar de modo cooperativo com funções de administrar os recursos do hardware (memória,processador e periféricos) e auxiliar na execução dos programas do usuário oferecendo a ele uma interface de alto nível.

Componentes do sistema operacional

O sistema operacional é composto por um conjunto de softwares que permitem gerir as interacções com o material. Neste conjunto de softwares distinguem-se geralmente os seguintes elementos:
• O núcleo (em inglês kernel) que representaas funções fundamentais do sistema operacional como a gestão da memória, dos processos, dos arquivos , das entradas/saídas principais, e das funcionalidades de comunicação.
• O intérprete de comandos (em inglês shell, ou "casca", por oposição ao núcleo) que permite a comunicação com o sistema operacional através de uma linguagem de comandos, para permitir ao utilizador pilotar os periféricosignorando muitas das características do material que utiliza, da gestão dos endereços físicos, etc.
• O sistema de arquivos (em inglês "file system", notado FS), permitindo registar os arquivos numa arborescência.

Escalonador de processos

A fun¸c˜ao do escalonador ´e escolher qual deve ser
o pr´oximo processo a ser executado.

O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (eminglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados

Gerenciamento (ou gestão) de memória é um complexo campo da ciência da computação e são constantemente desenvolvidas várias técnicas para torná-la mais eficiente. Em sua forma maissimples, está relacionado em duas tarefas essenciais:
• Alocação: Quando o programa requisita um bloco de memória, o gerenciador o disponibiliza para a alocação;
• Reciclagem: Quando um bloco de memória foi alocado, mas os dados não foram requisitados por um determinado número de ciclos ou não há nenhum tipo de referência a este bloco pelo programa, esse bloco é liberado e pode serreutilizado para outra requisição.

Introdução

Devido aos Sistemas Operacionais apresentarem características variadas, determinados procedimentos tornam-se por vezes semelhantes ou próprios de cada Sistema. O gerenciamento de memória é um procedimento fundamental na objetividade de todos os Sistemas Operacionais.
É responsabilidade do Sistema Operacional executar inúmeras inúmeras tarefas,independente da quantidade de tarefas assim como o tamanho das mesmas.
Neste contexto parece complicado para o Sistema Operacional gerenciar tarefas que exigem uma quantidade de memória superior ao que é disponibilizado pela máquina. Cada Sistema possui suas características próprias para complementar estas tarefas e principalmente gerenciar a memória disponível para estas execuções. No entanto, énecessário garantir para elas além da possibilidade de execução um alto grau de segurança.
  [TOPO]

Recursos do modo usuário

O gerenciador do memória virtual (VM) permite aos subsistemas do modo usuário compartilhar memória eficientemente usando objetos que são protegidos, denominados e manipulados como qualquer objeto do executivo. Os subsistemas podem definir proteção a nível de página na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao em ti
  • Gestão Ti
  • Gestao em ti
  • gestão de TI
  • Gestão de TI
  • Gestao ti
  • Gestão de ti
  • gestao de ti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!