Gestão em saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DA REPÚBLITCA VELHA AOS DIAS ATUAIS

A República Velha compreende o período de 1889 a 1930; esta foi marcada como República dos Bacharéis e República Maçônica. Isto se deve ao grande número de bacharéis em direito que pertencia à maçonaria. Ela foi dividida em duas partes: a primeira em república da espada dominada pelos militares e a segunda república oligárquica dominada pelospresidentes dos estados.
No inicio da República velha o primeiro presidente foi o Marechal Deodoro da Fonseca e em seu governo provisório foi marcado pela separação entre estado e igreja, concessão a nacionalidades a imigrantes, nomeação aos governadores das províncias, criação da bandeira nacional, banida a Família Real. Em 1891 cria-se a primeira constituição que concede alguns direitos como: presidentegovernar por quatro anos e ao vice assumir em caso de morte do mesmo. O voto nesta época não era secreto. Em 1891 ocorre também a transição da República da Espada para República Oligárquica que passou a ter como presidente o vice Floriano Peixoto que assume após a renuncia de Deodoro. Esta fase foi marcada por revoluções como a Guerra de Canudos, e também por movimentos tenentistas (18 forte,os levantes de 1924 e a Coluna Prestes) eles pretendiam acabar com o domínio político de Minas Gerais e São Paulo, e defendia também o voto secreto e um estado mais forte.
Em 1898 é eleito o presidente Campos Sales, esse consolidou o República Oligárquica com a chamada República dos Governadores, onde ambos os poderes passam a ter plena autonomia. Nesse período se destacou também uma figuracarismática do coronel que era o responsável em fazer vida política nos municípios. Durante a República Oligárquica surgiram diversas revoltas como: a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata, a Guerra do Contestado, Revolta dos 18 fortes de Copacabana, o Movimento Tenentista e a Revolução de 1930. A Economia da época continuava dominada pela cultura do café até a queda da bolsa de valores de Nova Iorqueem 1929.
No entanto, gostaria de destacar que o período acima citado, teve como predomínio do paradigma da administração pública como ciência jurídica. Segundo Beatriz Warhlich “o fato do Brasil ter sido um país colônia de Portugal que por sua vez, carregavam doze séculos de legislação romana, comparada a cultura latina à Anglo-saxônica", por isso podemos identificar a grande influência exercidano Brasil pelo em foque jurídico.
No ano de 1930 Getulio perde as eleições e lidera uma revolta para tomar o poder dando fim à República Velha, em 1931 aprova a lei da sindicalização, em 1932 surge a implantação da jornada de trabalho de 8 horas e aprova, o novo Código eleitoral que concede o voto às mulheres, o voto passa a ser secreto, em 1933 cria o Instituto de Aposentadoria e Pensões, em1934 é eleito de forma indireta e surge então a era da industrialização. Em 1937 Getulio dá um golpe e instaura o Estado Novo, fecha o Congresso e outorga uma nova constituição que lhe confere o controle dos poderes legislativo e judiciário e fecha os partidos políticos. Em 1938 Getulio cria o departamento de administração do serviço público (DASP), em 1939 cria a justiça do trabalho, em 1940institui o salário mínimo, em 1942 cria-se também a companhia vale do Rio Doce, em 1944 cria a Fundação Getulio Vargas (FGV), em 1952 cria o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDE), e em 1953 cria a Petrobrás.
A chamada era Vargas foi dominada pelo paradigma da administração pública como ciência. Este período foi dividido em três fases distintas: a primeira fase, o estado administrativo quecompreende de 1930 a 1945 e foi marcado pelo inicio da estruturação e expansão estatal. Nesse período houve a necessidade de se buscar igualar a administração pública à administração empresarial e teve influência da escola clássica: Taylor, Fayol, entre outros. Em 1938 a DASP criada por Getulio acaba servindo de laboratório da produção e divulgação do conhecimento administrativo. Logo depois...
tracking img