Gestão dos espaços educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Entendendo a Educação

O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar e respeitar as outras pessoas. É o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vidaindividual e em sociedade.
Segundo o dicionário, educação é o aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano, disciplinamento, instrução e ensino. Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício.
A educação acompanha o homem ao longo de toda a vida e está vinculada a inúmeros agentes, diversas experiências que não se refere apenas aboas maneiras e normas sociais, mas sim, a essência da natureza humana.
Ao passar do tempo a escola se tornou a instituição especializada em ensinar, fazendo com que a palavra educação seja muitas vezes mal entendida e empregada erroneamente, pois por muitas pessoas ela é vista como o sinônimo de escolarização o que é terminantemente incorreto.

Gestão Escolar
O conceito de gestão escolar éde extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda as exigências administrativas, qualidade no ensino e aprendizagem. O que influi diretamente na vida do aluno, porém para isso os interesses da maioria da população deve ser levada em conta e as decisões devem acontecer de forma em que todos participem visando o bem de todos, principalmente do aluno.
Para fim de melhordesenvolvimento, costuma-se classificar a gestão escolar em três áreas, que tem com objetivo funcionar interligadas, são estas:

1. Gestão Pedagógica
É o lado mais importante e significativo da gestão escolar. Cuida da área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar, estabelece objetivos para o ensino, gerais e específicos. Define os objetivos e o perfil da comunidade e dosalunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares. Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.
2. Gestão Administrativa
Cuida da parte física, o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui, cuida também da legislação escolar,direitos e deveres e atividades de secretaria. Suas especificidades estão registradas no Plano Escolar e no Regimento Escolar.

3. Gestão de Recursos Humanos
Tão importante quanto a gestão pedagógica, a gestão de pessoal, alunos, equipe escolar, comunidade é a parte mais sensível de toda a gestão.
Sem dúvida, lidar com pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suasatividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano fazem da gestão de recursos humanos o grande divisor de águas.
Essa gestão tem como obrigação ser bem elaborada de forma equilibrada, não dando “poder” exagerado a pessoas envolvidas com o trabalho escolar, nem deixando aberturas a interpretações de quem está fora da escola, dessa forma a gestão de recursos humanos se torna maissimples e justa, obtendo bons resultados.
As gestões pedagógica, administrativa e de recursos humanos não podem ser separadas, mas sim, devem atuar integradamente, de forma a garantir a organização do processo educativo.

Organização Formal e Informal

Para que a organização funcione de forma a atingir os objetivos pré-determinados são necessários a coordenação e o controle das ações de todosos seus membros. É a forma que se estabelece para a execução dessa coordenação e controle pode ser chamada de organização formal.
Existe, contudo, em qualquer organização, um conjunto de relações ou interações que surgem espontaneamente entre os seus membros e que não são previstas ou formalizadas pela organização formal. É nesta situação pode ser denominada de organização informal.
A...
tracking img